quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Review de Watchmen Ultimate Edition e Extras do DVD Duplo BR

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2009/12/watchmen-ultimate-edition-e-extras-do.html


Sim! Vocês devem estar me xingando loucamente “má pourra Batíma, outro review de Watchmen por aqui?” E sim,é outro review sobre o filme,mas dessa vez é sobre a versão estendida, com suas gloriosas 3 horas e 35 minutos (por aí).Mas como sou um garoto bonzinho, também comprei para minha coleção o DVD duplo do filme e comentarei sobre os extras com vocês.Então continue a leitura e preparem-se para Vigiar os Vigilantes pela ultima vez no ano!


Anteriormente,na ultima edição...
Bem, se você é fã de quadrinhos, não preciso lhe explicar sobre o que se trata certo? Mas para os leigos,vai aí um resumo de tudo:Edward Blake, O Comediante, é morto em seu apartamento e o vigilante fora da lei Roscharsch vai investigar seu assassinato. Ao percorrer da trama, desvenda-se uma trama muito maior, que pode envolver a maior trapaça da historia da humanidade.Mostrando como seria se os heróis das revistas realmente existissem no mundo real, com sexo, sangue e heroísmo, Watchmen se consagra não só como uma revolução em seu gênero, mas como um marco na literatura.

Bem, e em relação ao filme? O que muitos consideravam infilmavel foi feito, depois de mais de uma década de planejamento, um quase lançamento pela Paramont em 2006, e muitas,muitas idéias ruins, como Walter Kovacs caipira, viagens do tempo sem pé nem cabeça, e heróis anti-terroristas na década atual.
Logo do filme em 2006,com Paul Greengrass na direção

Depois do surpreendente sucesso de 300, Zack Snyder, que já havia “brincado de Deus” fazendo o surpreendentemente ótimo remake de Madrugada dos Mortos, decidiu arriscar sua pele e sua vida mexendo com os fanboys errados assumindo a direção do filme. Jogando todas as idéias anteriores no lixo (er..quase todos,hehe) e fazendo algo que fosse mais igual a HQ e sua idéia original, ele teve total liberdade pra fazer o filme.

Enquanto isso, o aspecto positivo é que as pessoas voltaram a discutir (calorosamente demais) a graphic novel e seus conceitos,enquanto o mimimi de praxe aumentava em proporções gigantescas.Claro, sempre há os fãs mais ardorosos, que mesmo na merda ou no alto do pódio, sempre vão estar ao lado do Snyder, como alguém que conhecemos...

As escolhas de elenco são feitas,fotos divulgadas,e depois o baque: The Squid, ou PussyAlien ou carinhosamente chamado aqui no Brasil de “Alien com cara de Xota” não iria estar no filme,o que indagou a grande duvida no coração de todos sem vida social “Má pourra Batimá,vão gravar tudo e mudar o final?Que merda!”


Enfim,o filme saiu e se você foi no cinema pensando em ver um filme de quase 4 horas contando tudo exatamente como no filme, me desculpe, mas você agiu que nem um IDIOTA. Ou se fez passar por um, já que esqueceu o fator de que alem dos nerds e leitores de HQ em geral, há também o resto do publico pagante, que não necessariamente lê quadrinhos, e que também não curte pensar muito, mas que pode dar a chance disso caso o produto mostrado for interessante (ou não,vide Prepúcio...). Apesar de achar isso idiotice, porque se o filme é bom, o povo vai assistir de qualquer maneira, independente de qual seja sua duração.Mancada da Warner...

O filme em si
A versão lançada no cinema tem 2 horas e 40 minutos,aproximado,e trouxe vários cortes em relação ao que seria lançado anteriormente (que acabou virando o Director’s Cut,a versão com cenas estendidas mas sem Contos do Cargueiro Negro). Bem, foi um resultado mais ou menos satisfatório, me termos de bilheteria, por ter rendido alguma coisa,mas não os 200 milhões esperados dentro dos EUAsis para um filme de faixa etária 18 anos, coisa que a nossa cultura quase não permite mais lançar mais no cinema.E em termos de qualidade? Deixo a seu critério, porque é meio difícil definir, já que alguns endeusaram, outros queriam queimar o “visionário” diretor a fogueira por ter “cagado” o original.Francamente,achei um bom filme,mesmo com os inúmeros cortes que deixariam o filme melhor em vários aspectos, alem de melhorar o jeito de que certas idéias foram mostradas na tela(Coisa da qual a versão estendida corrige muito bem).


A musica ali tem papel muito importante no sentido de fazer funcionar aquelas pequenas coisas implícitas na HQ.Por exemplo:“A linha foi traçada e a maldição começa” quando Kennedy é assassinato pelo Comediante, “seus filhos estão fora do seu controle” quando jovens adolescentes hippies são assassinados pelos soldados do governo,e “vocês não podem criticar o que não entender” na cena de morte as Silhouette.Ou como a musica do Jimi Hendrix,que praticamente narra tudo o que acontece na tela de forma que explode a cabeça de qualquer um de tão legal que é.No geral,tanto o visual,que remete alguns filmes clássicos,quanto a musica,quanto as informações visuais(sobre a trama ou sobre aquele mundo em si) ajudar a ampliar os horizontes do filme da mesma maneira que é feita no original.

E em relação ao elenco?
Vamos por partes, falando sobre os principais e mais importantes personagem para a trama:

Comediante: Quem não acompanhava Supernatural (que nem eu) descobriu um achado com Jeffrey Dean Morgan. Consegue, como na HQ, ser um filho da puta com um sorriso no rosto, mas ser simpático o suficiente para que você não o odeie. De cara você não percebe o quão bom ele é, a dica está nos detalhes, como a cara de “You fucking kidding with me,right?” quando o Coruja diz que não se deve beber durante as reuniões.





Roscharsch:A grande surpresa do filme,de fato foi Jackie Earle Harley.Anteriormente conhecido como ator infantil, sumiu do mapa e voltou em grande estilo em Pecados Íntimos.Com a peruca, alem de semelhança física monstruosa,você tem a interpretação densa, olhar nos olhos dele é ver um psicopata e uma criança traumatizada ao mesmo tempo.Destaque também pro filho do Snyder fazendo o jovem Kovacs,percebe que ele se divertiu pacas arrancando pedaços das pessoas.


Coruja II (Dan Dreiberg): Ele é o Aaron Eckhart de Watchmen. Explico: a atuação de Patrick Wilson foi tão boa ou melhor de qualquer um no filme, mas pelo personagem não ter tanto destaque no hype dos atores de Comediante e Roscharsch. Passou muito bem a idéia de um ex herói com medo de encarar o fato que precisa ser um vigilante pra ser feliz, alem de todo o lado depressivo bem feito, já que em todo momento ele se demonstra broxado com a vida que tem (em certas horas até demais hehe).



Espectral II(Laurie) Alem de bonita, Markin Akeman me surpreendeu pelo fato da atuação dela ter sido enxuta, já que não são muitos atores de comédia que levam certa credibilidade fazendo papéis sérios (Né Adam Sandler ?). Não é uma Merryl Streep,mas faz seu trabalho bem feito, consegue se mostrar forte apesar da opressão a personagem boa parte do tempo.





Ozymandias Todas as polêmicas dessa adaptação o envolvem, desde do que ele faz ao ator em si.Gay demais? Assexuado? Interpretação ruim? Nesse ultimo ponto eu discordo.Acho que foi uma atuação aceitável.Ozzy foi bem mais frio do que o original, e alguns elementos da personalidade do Capitão Metrópole inseridos nele também.Mas acho que deu credibilidade ao cara, e de que ele realmente poderia fazer tudo aquilo.






Doutor Manhatthan Um ator cara de bunda sempre vai fazer atuações cara de bunda em papéis que condizem com isso. Mas o que acontece quando um ator bom faz um papel que aparentemente é um papel cara de bunda? Corre a chance de fazer uma atuação ruim, como foi o caso do Billy Crudup. Achei mediano pra bom,em relação aos outros.



Coruja I (Hollis Mason) Mesmo só aparecendo em pouca cenas, Stephen McHattie matou a pau como o velho Hollis.Nostálgico e brilhante nas horas certas, o General Arkin cover (pra entender,vejam ele em 2012) também está presente em Under The Hood, onde pode explorar melhor as facetas de seu personagem.Ainda falarei mais sobre ele mais a frente.


Espectral I (Sally Jupiter) Nunca gostei de como Sally ficou mais velha na HQ, em termos de personalidade.Nesse ponto Carla Gugino se deu bem em ter transformado ela em uma espécie de diva decadente, se encaixou bem com a atriz e trouxe algo melhor que o original, pelo menos pra mim.E Jesus, vai ser boa assim na PQP...





O Ultimato, ou a versão definitiva
Bem passados alguns meses após o lançamento do Director’s CUT, foi lançado o Box contendo tudo o que foi lançado até agora, mais a versão definitiva (ou seja,se você comprou tudo antes e vai ter que voltar a comprar por causa da versão estendida,se fode aê!).Em Blu Ray, ocorreu um daqueles chats ao vivo do diretor comentando sobre o filme, e interagindo com o publico rico que pode ter o aparelho em casa (cai uma lagrima no meu rosto...) No geral,temos um filme em seu 100% de funcionamento, do qual será muito melhor aproveitado em casa, no conforto do lar.


Sobre Contos do Cargueiro Negro(que está nessa versão do filme),ajuda muito a pensar sobre as situações que ocorrem aí,principalmente se você não foi familiarizado com o material original.Mas pra quem é “leigo” pode haver um pouco de estranheza inicial, mas depois provavelmente vai perceber que isso vai ajudar a pensar melhor na historia em si e fazer elos com a historia principal,se naquele momento especifico o Cargueiro no caso é o Roscharch ou sua sede de justiça,ou o mundo tentando consumir tudo que há pela frente,citando como exemplo.Sobre o curta do Cargueiro eu já falei sobre ele aqui.

Justiça Encapuzada e Capitão Metrópole são descritos aqui como um casal(se vocês prestarem atenção,vão ver que eles sempre andam juntos,em praticamente todas as cenas em que aparecem).Os fãs já sabiam que eles eram os homossexuais,mas no filme é jogada de forma tão rápida que se piscar perdeu.E a frase que Kovacs investigaria as possíveis tendências gays de Adrian Veidt está presente também nessa versão,mas estanho de não estar naquela que foi aos cinemas.Pra você ver que mesmo com faixa etária 18 anos,muitas coisas (desnecessariamente) cortadas por certos preconceitos dos quais acredito que um filme com essa faixa etária pode mostrar(maldito politicamente correto...)

Há muitas cenas e frases pequenas que aumentam de fato a duração do filme,mas algumas das mais importantes envolvem extensões de situações ou de frases ditas.Você terá muitas cenas envolvendo Roscharch, entre elas uma maior versão do que Walter Kovacs fala para seu “psiquiatra” na prisão(apesar de não ter mais cenas mostrando o passado dele,há mais conversa sobre sua filosofia de vida).Vemos Doc Manhatthan ficando puto ao saber que Laurie deu para o Coruja, entre outros.Entre elas destaco a cena que Hollis Mason morre(da qual você poderá ver aqui, porque o Youtube não permite o embed).Dá um aperto no coração ver ele ser morto,ao mesmo tempo admirado de como a cena, junto com a interpretação de McHattie, deixam a cena muito mais impactante.Você vê vida nos olhos dele,e percebe que ele já está morto mesmo segundos antes de bateram na cabeça dele,quando percebe que tudo que acabou de enfrentar era ilusão.Outra morte que deixa qualquer fã com um sentimento triste no peito é a morte dos Bernies.Você realmente curte eles,e é triste morrerem naquele jeito...

No geral,a versão Ultimate, como é chamada na capa, é bem mais completa, e foi feita para compreender o que é o filme de fato, para todos os públicos, independente de você ser um fã hardcore da obra ou um cara normal não-leitor de HQs.Mas é meio que um jogo duplo,se você for uma das pessoas do grande publico, da qual não teve saco e não gostou da versão vista no cinema,como eu vou gostar da versão do diretor?Bem, o conforto de se estar em casa ajuda bastante,junto com o fato de poder tentar entender o filme de forma mais calma.Sobre os que conhecem as HQs, e como foi dito acima foram idiotas demais pensando que veria tudo completo nos cinemas, essa versão é pra vocês.Mais completo,mais longo,com a maioria dos pingos nos Is a mostra.Mas sobre o resultado como produto final, do ponto de vista do fã, falo mais na frente...

Sobre o "novo" final

O Polêmico final do filme.Sim, é diferente.Sim,não há a a presença da Gloriosa Squid(conhecida como Alien Pussy).Funciona?Não funciona?Permanece com o mesmo sentido?Vejamos abaixo detalhadamente como se sucedeu no filme o ataque:

Ozymandias acha que os heróis podem literalmente salvar o mundo.Ridicularizado pelo Comediante,sua tentativa de reunir um novo grupo de vigilantes é fracassada.

Na segunda metade da década de 70, Ozymandias revela sua identidade ao publico,abandonando a vida de herói mascarado,antes que a greve policial e a lei Keene exploda e torne o vigilantismo ilegal.

Começo das Industrias Veidt,se tornando rapidamente uma das maiores companhias do mundo.Adrian Veidt começa a investir capital em subsidiarias,entre elas energética.

Criado a empresa Pirâmide Transnacionais, ele contrata de propósito pessoas ligadas ao Doutor Manhatthan,do qual as secretamente envenena,parte de seu plano de salvação se inicia.Uma investigação psicológica sobre Jon Osterman se inicia.

A parceria entre Adrian e Doutor Manhatthan começa coma criação de uma imensa bateria a partir dos poderes do Doutor,Enquanto ele cuidava de sua parte em Rockfeller, a parte de Adrian era feita no ártico,no recém criado Karnak.

O governo pede a Edward Blake investigar o que acontece em Karnak, e o que ele descobre o abala profundamente.

Adrian mata O Comediante em sua própria casa(e vá a merda isso não é spoiler!)

Roscharch, mais intrometido que Sonia Abrão em desgraça alheia, começa a investigar o assassinato,e contata os poucos heróis remanescentes para ajudá-lo na empreitada.

Devido ao fato de achar que matou a maioria das pessoas que conheceu na vida por radiação, Manhatthan abandona a terra e vai pra Marte.

Walter Kovacs vai preso,mas Coruja e Espectral voltam a ativa e o libertam.

Laurie vai pra marte com Doc Manhatthan,enquanto Roscharch e Coruja descobrem a verdade sobre o plano de Ozzy.

Veidt manda as “bombas manhatthan” para varias cidades do mundo,as mais importantes no caso.


No fim das conta,qual é o saldo final de tudo?O final funciona? Sim funciona.É melhor que a HQ?Não. Por exemplo, não há razão para Bubastis existir.Mas em certos aspectos é mais completo que o fim original,em especial o fato de ter atacado não só em Nova York, mas em várias cidades, as mais importantes do mundo.Deixou de todos terem com pena dos EUA para todos no mundo se fuderem em igual.E no filme eles ainda dependem de energia poluente.Ou seja, a mesma energia que botou boa parte do mundo a pó também foi responsável pela evolução energética do mundo,abolindo os combustíveis fosseis,e a nova subsidiaria das Empresas Veidt reconstruiu NY e provavelmente outras partes do mundo!Ou seja, Veidt não só como fudeu/salvou o mundo, mas também conseguiu um lucro monstro em cima disso!


Sim,o Squid estava no filme!

E em relação ao Doc Manhatthan e sua reação perante a culpa que o mundo pôs nele , levando a culpa pra o bem maior continuar ativo,pelo menos me lembrou um pouco TDK (fazendo uma comparação com o exemplo mais próximo atual).E a reação do resto,já que deu a entender que o mundo ia partir pra revanche? Bem,digamos que eles perceberam o obvio, que com ele ninguém pode, ou uma mobilização mundial fez que impedisse o ‘suicídio coletivo” que seria confrontá-lo. Como diz o Coruja no fim “ enquanto eles acharem que Jon está nos vigiando tudo estará bem”.Uma sensação que ‘deus nos traiu” no fim das contas pode ter sido substituído por outra, que no fim das contas isso foi uma lição de moral.Que ele se cansou de ser o sustento de toa a situação, aquele que impede que o mundo acabe.Algo como “vocês querem ver o circo pegar fogo,então vou fazê-lo queimar!”. No fim das contas fez que a humanidade percebesse que as guerras não iam levar a nada, então uma movimento pacifico por parte nossa seria a melhor solução.No fim das contas,o final é diferente, mas funcional.Menos completo que o original, que também tem suas falhas,mas funcional.

Pontos Negativos

Vou falar rapidamente sobre o que não gostei no filme:

Knoct Tops, a gangue de rua no filme.Alem de parecerem caras bem mais velhos do que a HQ, não tem o senso badernista caótico, pareceu muito infantil.Matam Hollis Mason por um motivo completamente idiota no filme.

O contexto político fica muito nas entrelinhas, isso eu achei ruim.Claro,Richard Nixon está lá para nos lembrar que o mundo está a beira de um colapso, mas acho que devia estar mais equilibrado a forma que foi mostrado na tela.

Nixon ou Burgess Meredith em Batman? Me parecem a mesma coisa, inclusive na atuação...
A reação do Coruja II a morte de Hollis Mason foi muito boa, mas acho que deveriam ter estendido um pouco mais a cena, pra mostrar mais a fundo o que ele sentiu, mostrar como aquela morte é importante pra ele.Veja ela aqui.

Os extras do DVD
Sim!Apesar de eu ter ‘importado” a versão do diretor dos States, eu dou o exemplo e comprei o DVD duplo nacional e agora falo sobre os extras presentes.

O Fenômeno:o Gibi que mudou a historia:
Conta sobre a historia da gênese de Watchmen,de como a graphic novel foi crida e sua importância,seu lançamento,seu contextos, finalizando com um mini making of sobre o filme.Legal da parte de todos falar que no fim das contas é uma HQ do Moore.Não que ele vá se importar,mas só pra constar.



Super Heróis Verdadeiros:Vigilantes Verdadeiros.
Psicopatas, Cidadões se protegendo do mal das cidades grandes.Possíveis loucos.Fanboys que levam a serio demais a HQ.Vemos pessoas que protegem a cidade como se fossem heróis de verdade, mas no nosso mundo.



Tecnologias de um mundo fantástico: Vemos um físico profissional explicando pelo ponto de vista científico todas as coisas fantásticas que acontecem em Watchmen.Mas nas palavras dele:”Eles sempre vão seguir a HQ no fim das contas.Acho que eles preferem deixar irados os milhões de fãs de Watchmen do que os físicos do mundo...”

Watchmen:11 Arquivos em Vídeo:Os vídeo-diarios lançados ao longo do lançamento do filme estão aqui,completos em HD.

My Chemical Romance- Desolation Row: Banda Emo fazendo Bob Dylan e fãs de boa musica ficarem com raiva,MUITA raiva.


Video viral falando sobre uma década com Doc Manhatthan:


Easter Egg: :A Lei Keene e você


No fim,quem Vigiou os Vigilantes?

Visionário?Bem feito? Uma merda?Como raios podemos definir Watchmen a essa altura do campeonato?O saldo final no geral foi positivo ou negativo? Bem, o que falavam que era infilmavel foi feito.Não há como voltar atrás. Do lançamento do teaser trailer até depois um tempo do lançamento do filme a graphic novel ficou no topo durante quase 1 ano.É muita coisa.Provavelmente muitos leitores de hoje em dia não conheciam a historia,isso aí incluindo os poucos fora do mundo nerd que devem ter comprado também.Lider em dowloads ilegais no torrent na época de lançamento.Ou seja, há um publico interessado ,mesmo que de forma fora da lei (RS) em filmes mais maduros do gênero.De certo modo trouxe uma maturidade recorrente a um gênero que só tem a crescer, que é de adaptações de HQs.Trouxe algo diferente do habitual “filme de origem”. Trouxe sexo, violência e uma linguagem bem mais adulta a um gênero ainda considerado por muitos infantil,o que é triste é verdade.

Mas meu ponto de vista? Watchmen, como filme, não pode ser avaliado pela versão que você viu no cinema.Se você acha que o filme é só aquilo, está se enganando desde o começo.De uma chance verão estendida. Porque no fim das contas filmes de HQ não são copias dos mesmo. São ADAPTAÇÕES. No final, se tiver a casca, mas não o contudo,não adianta.E alem diso, sempre teremos a revista original, que nuncavai nos decepcionar...
É tudo mano,mano! Snyder e Moore: Enganando nerds trouxas pelo mundo inteiro ...

Mas o principal fator que atrapalha um pouco o fato de ver o filme como um filme é Allan Moore.Explico: todos nos sabemos que ele não gosta de ver suas obras adaptadas para outras mídias.Se acontecesse coisas como Do Inferno e LXG também ficaria traumatizado, MUITO traumatizado. Mas o ponto é o seguinte: 50% do que ele fala em relação a esse assunto ele está completamente certo,mas 50% do que ele diz é puro exagero.Foi um filme visto pelo fãs e construído em cima do medo.Medo que não fosse bom.Medo que perdesse todo o simbolismos.Medo que cagassem tudo.Que não fosse fiel e ficasse descaracterizado, e que lucrasse com isso.E que tivesse uma sequência.A maioria não o viu como um filme, mas como uma bomba relógio, saca?
O homem mais intelignte do mundo e sua utopia

De certa forma Snyder poderia ter feito um filme de 7 horas,só com slow-motion.Mas não,ele pos cenas de ação rápidas, colocou Contos do Cargueiro Negro(coisa do qual só Paul Greengrass quis fazer, acho,e o resto não), deu um foco completo historia, apesar das mudanças finais.Mas acima de tudo,o grande publico estava preparado para um filme desse estilo,com uma narrativa mais lenta em relação a outros filmes do tipo? O fãs também estavam prontos pra aceitar numa boa que sim, pode haver uma transição de mídia em relação a historia? Se fosse lançado com as mudanças de roteiro das outras versões (principalmente dos primeiros scripts), valeria a pena um provável sucesso, mesmo com uma descaracterização bem maior?
Aqui pra você ó!

No fim das contas posso dizer que o saldo é positivo.Mas não vou colocar uma arma na sua cabeça e pedir que você ame o filme, essa é a minha opinião como fã de HQs e da historia original.Como critico digo que para todos entendam o filme de fato precisa de algo chamado tempo.Não uma, duas semanas,ma talvez leve anos pra entendermos de fato o que aconteceu foi bom ou ruim.Até lá assistam o filme,mas de cabeça limpa, nem esperando o melhor nem o pior. Apenas fique de olho,pois o preço da liberdade é a eterna vigilância...

Nota do filme no cinema:8,0
Nota da versão Ultimate: 9,0
Extras do DVD:8,5