segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Review: Batman Under The Red Hood



Antes de falar sobre Batman: Under The Red Hood, quero falar rapidamente sobre a historia da qual ela seviu de base. A historia escrita por Judd Winick (que também roterizou o filme) é muito boa, não só pelo suspense e tensão criados em cima da historia da "ressureição" da Máfia de Gotham pelas mão do Mascara Negra, mas como todo o lado psicologico do conflito e do retorno de Jason Todd ao mundo dos vivos condiz com a fase atual que o personagem passava, onde descobrimos o que acontece quando os erros de Bruce, sempre querendo saber e superior a tudo e todos, se revoltam contra ele.O caso do Irmão Olho foi assim,Jogos de Guerra foi assim,e no caso Sobre o Capuz mexeu na cicatriz mais funda o perosnagem, que foi a morte do segundo Robin.Acho a historia muito foda, mas no filme em animação ela foi aperfeiçoada e muito melhorada.

Bem, vamos ao filme, mostrando Batman (Bruce Greenwood) na Europa oriental atrás do Coringa (John DiMaggio), mantendo prisoneiro e espancando impiedosamente Robin, nesse caso Jason Todd(Vincent Martella). O palhaço foge e explode o local, matando assim o garoto-pródigio. Cinco anos mais tarde, o misterioso Capuz Vermelho(Jensen Ackles) domina rapidamente o território da máfia antes pertencente ao Mascara Negra (Wade Williams), enquanto Batman e Dick Grayson, agora como Asa Noturna (Neil Patrick Harris), tentam descobrir quem está debaixo do Capuz, revirando e descobrindo segredos relacionados a morte de Jason e o envolvimento de Ras Al Ghul(Jason Isaacs) no caso.

Como Judd Winnick roteirizou o filme, ele teve oportunidade de fazer algo sem muitas amarras cronológicas com mega-sagas, como foi na HQ, e enxutou o que já era bom, melhorando-o.Nada de socos na parede do tempo, ou coisas do tipo, além de ter mostrado certos elementos até então novos para muitos que não conhecem certos detalhes daquele mundo, como quem era o Asa Noturna, o que faz um Poço de Lazaro, e em especial mostrar a morte do Robin e quem foi Jason Todd sem ocupar muito tempo de tela, já que devida a sua trágica morte a Warner nunca deixou mostrar o personagem nas series animadas.

A Gotham mostrada,e de certa maneira reflete o clima do filme, é dark, dura como o concreto de que é feito e claustrofóbica.O jogo de gato e rato sufoca todos os personagens principais fazendo que as escolhas sejam convertidas em um unico ponto final, onde o caos reina e escolhas tem que ser feitas.E pra completar,temos certamente, o final mais macabro já feito em qualquer historia do Batman em qualquer midia.Toda vez que assisto fico tenso,maravilhado e chocado como o filme termina.

Mas agora vamos falar do elenco, com escolhas inspiradissimas da diretora de voz Andrea Romano.Bruce Greenwood é a melhor voz do Batman que eu já vi desde Kevin Conroy e John DiMaggio faz de seu Coringa um showman fenômenal. Asa Noturna, mesmo atuando solo, ainda se mostra muito bem em parceria com o Batman, e o todo-poderoso Neil Patrick Harris fez bem ao mostrar um herói em transição.Na parte do Robin, Vincent Martella e Alexander Martella representam bem as mudanças do personagem culminando na boa atuação de Jensen Ackles como Capuz Vermelho.E só cito Kelly Hu aqui porque ela está bacana, apesar de participar pouco,e acho uma gata como poucas por aí. Os vilões Wade Williams (Mascara Negra) e Jason Isaacs (Ras Al Ghul) se sairam bem em cada situação em que lhe foi dado o destaque.

No fim das contas, Under The Red Hood se mostra o melhor filme da DC Universe desse ano, e também o filme em animação mais adulto e densojá feito, apesar de que em certas cenas o sangue fosse "escondido", masa tensão ainda está presente, provando que você não precisa ser pé-no-chão pra fazer uma historia com realidade psicologica com os personagem.Seja na midia que for.


Nota:9,0