quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Revirando o Baú : SJA Dossiê Liberdade


"Os boatos são verdadeiros.Existe um Superman, e ele é nazista." -Bruce Wayne

Sempre adorei a Sociedade da Justiça, e uma das melhores Elsewordas já feitas pela DC é deles, numa historia escrita por Dan Jolley e Tony Harris, e desenhada por Harris e Ray Snyder, mostrando uma equipe de super-hepois espiões contra ameaças nazistas na Segunda Guerra Mundial e a presença do possivel "Superman" alemão.

Toda a historia é narrada pelas anotações de Bruce Wayne, também conhecido como o Batman. que tem que achar Jack Risonho (O Coringa), que vendeu uma informação valiosa que havia sido perdida pelos nazistas aos seus donos. Batman acaba substituindo o recem morto Ted Grant na equipe composta por Homem-Hora (conhecido ali como O Relogio) e Dr Meia Noite (conhecido como O Coruja) para esse tipo de trabalho do governo.O problema é que os alemães também estão atrás do palhaço por achar que ele entregou a informação aos inimigos, mas Jack está desmemoriado, pra completar a situação. Mas o power trio completa sua missão com sucesso, e descobre o temivel segredo por trás da arma nazista, afinal, como foi dito no topo da matéria, Hitler tem seu próprio Superman.

Na edição #2, vemos O Coruja nso hospital após ter levado um tiro na ultima edição, mas os nazis mandaram outro agente para interceptá-los, o zumbi conhecido como Espantalho! Enquanto Coruja morre, Bats e Relógio encontram Terry Sloane e esposa, essa que morre também nas mãos do Espantalho.A partir dái Sloan passa a agir na identidade de Sr Incrivel,e junto com Bats e Relógio matam Espantalho no caminho para a Alemanha.Graças ao Robin, espião infiltrado do Batman, descobre-se a localização de Hitler e sua tchurma, e revelações são feitas, como por exemplo, o Übermann ser na verdade o Caçador de Marte e o exercito americano ter de faço o Homem-de-Aço em suas fileiras!No final das contas, absorvendo as memórias do Batman e vendo todo o terror nazista, O Caçador de Marte come o cu de geral e garante a vitória pros mocinhos.

No geral, e revista é um ótimo conto de espionagem, com varias participações e versão noir bacanas dos personagens. Batman se encaixou perfeitamente no clima, deixando tudo com um tom de espionagem das antigas por causa do diario, além da narrativa fazer você se identificar com os personagens, até mesmo os menores.Batman quer resolver os problemas da sua cidade , mas não acha espaço na agenda graças a guerra, O Coruja não deixa a semi-cegueria impedir de ser o garanhão das mulheres, enquanto o Relógio fica sendo o coração do grupo, em contraste com a sede de vingança do Sr Incrivel. Hitler ultiliza o Caçador de Marte como segredo sujo da nação, já que de fato é só uma copia (visual) do Superman americano, mostrando ao mesmo tempo a sua impotência e seu poder sobre as pessoas, ao moldar o que seria o Superman nazista.

A arte está realista mas não ao ponto de deixar as coisas sem graça por ser ter disso demais, e o unico problema é que a historia chega a concusão um pouco rapido, mas nada que atrapalhe o produto final.Uma HQ noir de espionagem como poucos fazem hoje em dia.

NOTA:9,0