domingo, 31 de janeiro de 2010

Revirando o Baú: V de Vingança ( filme de 2006)


Estava nas ferias,longe de tudo e de todos,com o pé engessado, vendo alguns filmes antigos.Daí, relembrando alguns filmes que eu curtia, decido criar essa coluna só pra falar de filmes antigos.Bons,ruim, mas principalmente, filmes que eu curto,esse é o momento de relembrar velhos filmes (e nesse primeiro caso,velhas polêmicas).

Um do filmes do qual eu gosto muito e revi nesse tempo ocioso foi V de Vingança.Sim, estou desenterrando velhas polêmicas agora, porque quase toda obra de Alan Moore adaptada para outra mídia gera fanboys babando que nem cachorro louco e muitas discussões, a maioria delas por perca de tempo.Como já falei no meu review de Watchmen, Alan Moore está 50 % certo, 50% errado.E V de Vingança não é exatamente uma adaptação de HQ, mas uma adaptação da idéia mostrada na HQ e do gênero em si.Não entendeu? Espere mais um pouco que eu te explico.

Na trama, que deixa de se passar na década de 80 para a nossa atual,vemos os EUA completamente devastados,e a Inglaterra como grande poder político e econômico no mundo.Comandado por uma ditadura fascista e preconceituosa, e por suas sub-divisões governamentais que mantém o pais na rédea curta, todos vivem uma falsa sensação de segurança.No feriado de Guy Fawkes, 5 de novembro, o destino (assim podemos chamá-lo se você acredita nele) de uma jovem moça se cruza com um misterioso terrorista do qual todos chamam de Codinome V, que tem ligação direta e indireta com todos os eventos políticos do passado, presente e da futura libertação do país do regime opressor, assim como de todos os personagens da ‘peça teatral”.

Com um elenco com vários atores da terra da Rainha (e alguns não) ,um casting solido foi formado.Hugo Weaving (com apoio temporário de James Purefoy, que pode se dar muito bem como Solomon Kane) trouxe uma boa interpretação de V (apesar da sua falha em comum com Evey,da qual falarei daqui a pouco), Natalie Portman sendo muito sexy sem querer e forte fazendo uma Evey Hammond mais madura do que a revista original, e Stephen Flea dando um feedback legal como o detetive e para o ótimo Roger Allam(que acabou virando parceiro dos Wachowski,participando no maravilhoso, porem renegado, Speed Racer) como a “Voz de Londres”, Lewis Prothero.

Destaco essa parte para Jonh Hurt e seu personagem, Sutler,(o nome é uma mistura de Hitler com S, o chanceler da HQ), e a forma de como ele foi mostrada no filme. Mesmo sendo o chefão de tudo, a dependência dele dos outros setores e de homens de confiança não necessariamente confiáveis para controlar o estado é algo interessante, e de como a dependência dele é utilizada como uma arma para a queda do próprio governo que ele tentou construir.Um homem que se acomodou no poder e só rebate a responsabilidade de suas decisões par os subalternos.

Continuado na vibe política-social da historia, percebe que os Irmãos Wacha-chá e o diretorJames Mcteigue optaram por se focar nos acontecimentos dessa época (o porque disso, já falei que irei explicar!).Temos doenças novas, do qual as suspeitas recaem no próprio governo, a televisão como meio de demagogia política e para controle das massas, descontrole do povo das ruas com protestos ao governo regente,e na TV, vilões representando “os inimigos da liberdade” (nesse caso,Storm Saxon com Black Label Society na trilha) contra o “forte e perfeito”representante do sistema controlador.


Mas o filme tem seus defeitos,e esses são os principais deles.O primeiro é a opção do tipo de relacionamento que eles decidiram mostrar sobre Evey e V. a graça na HQ é que ele (V) poderia ser qualquer um que ela conheceu na vida (um amigo,um namorado,seu pai), e a forma como se comportavam junto mudava muito a medida que ela o conhecia de fato.O filme seguiu a saída mais fácil e menos divertida de ver nesse caso, que é a do romance, de tentar transformar os 2 em pessoas apaixonadas e coisa do tipo.Bola fora tensa.

Em segundo lugar, é um problema mais estrutural, é na questão da hierarquia dos sub-setores que mantinham o governo em pé.Você tinha indiretamente a Dascomb e a”Voz de Londres” sondo a voz do governo, os “Ouvidos” vigiando o que as pessoas falavam,mas e os “Homens Dedo”? Eles eram seguranças noturnos? Dedavam as pessoas? Tiravam catota do nariz? Entende? Faltou definir melhor essas coisas no filme.


O terceiro eu ao sei se vocês vão concordar,ma deveria ter pelo menos uns 15,20 minutos a mais de filme para mostrar mais dos personagens pequenos mas importantes para a trama, como o padre pedófilo, a doutora Delia e Lewis Prothero.Terem tirado a cena das bonecas (os brinquedos, não as travestis) de Lewis ainda dói no peito,seria bacana pacas ver aquilo em carne e osso (apesar de elas estarem presentes, mas não da forma que aparece na revista).

Bem pra finalizar, foi uma adaptação? Não sei se poderia chamá-lo de adaptação.Porque não traduz em precisão exatamente todos os personagens e todos os eventos da revista original (como em qualquer adaptação, convenhamos).Mas pega os personagens e a idéia mostrada ali e faz algo baseado em um estilo parecido,as ficções classificada como “futuros distópicos”. Não que na revista não seja algo do tipo, mas não é concentrado essa característica no estilo principal.De certa maneira,o principal influenciador do filme não a grapic novel V de Vingança, mas filmes como Zardoz, Fahrenheit 451°,o estilo mostrado por lá.Tem sua base na HQ, mas mostrado,desmembrado e “ultimatezado” em um estilo que funciona e se encaixa melhor no cinema.Podem ter amenizado o terrorismo mostrado em tela, mas as idéias principais e o clima da HQ ainda estão presentes ( por exemplo,eu jurava que iam cortar Valerie, quando ela apareceu eu pirei!).E no fim das contas, as idéias é que contam, não?

NOTA: 8,5

Obs: Sem babaquice, HQ é HQ e filme é filme.Sendo uma adaptação, as idéias e o que faz o original ser foda sempre tem que estar presentes.Mas a HQ sempre vai prevalecer como a melhor, então sem churumelas,ok?

Review: Dead Romeo (DC Comics)


Amor.Um simples palavra pode causar tanta comoção.E confusão.E dor. Mas as vezes o amor apenas é um caminho para algo.Para a verdade sobe você mesmo,ou como no caso de Jonh Romeo, redenção. Dead Romeo, revista da DC Comics escrita pelo filho do grande vocalista do Twisted Sister, Jesse Blaze Snyder, pode parecer mais uma historia romântica de vampiros, que poderia apelar pro lado emo como muitas fazem hoje em dia. Mas Dead Romeo tem romance sim, mas acima de tudo é uma historia de redenção. Explicações mais embaixo.


Um acordo com os demônios do Inferno faz que Dead Romeo, junto com outros 4 habitantes do submundo voltassem a terra como originalmente morreram,como vampiros, ou se tornassem um graças ao pacto com o capiroto.Desses o líder é o maníaco é Dwight Phry, que junto com sua Succubos e mais uma horda de vampiros tem que matar pessoas para garantir sua liberdade da terra do enxofre (to me desdobrando pra me lembrar de nomes sinônimos de Inferno). O problema é que Romeo conhece a jovem Whisper, do qual ele se afeiçoa e sente eu precisa ajudá-la de alguma forma.E no final, ambos estão sendo caçados pelos vampiros que querem saborear o sangue da vitima e se vingar contra o renegado.


Obviamente, por ser uma HQ escrita por um filho de umas das maiores bandas de Rock existentes (Diogo é um SMF doente, se você provavelmente não entendeu,vá pesquisar melhor sobre Twited Sister). Dead Romeo se veste roupas dignas das bandas mais glam de metal dos anos 80, Tio Earnie é visualmente uma homenagem a Angus Young do AC/DC, Dwight remete um pouco as varias fazes de Eddie do Iron Maiden e ainda Jesse Blaze homenageia seu pai com o pistoleiro Desperado, nome da (ótima) banda de Dee Snyder pós-Twisted Sister.Temos Yoko, a Succubos da equipe, normalmente conhecida por “ fazer os homens acreditarem e falarem o que ela quiser”, que remete a uma alfinetada bem feita Sra Lennon...

Um personagem interessante na revista é a Morte, Bartender e Ser que vem levar a sua alma para o além nas horas vagas.Principal narradora da historia, dona de um bar fundado pro roqueiros na década de 70.Se ela adora uma historia, a ex mulher de Romeo ( principal motivo de ele ter ido pro inferno, leiam e entendam) se chama Story, gerando uma boa dualidade de duas pessoas apaixonadas por historias.Afinal, se as historias de vampiro duram até hoje, é porque foi contada e passado de geração a geração pro fãs do gênero,não?

Nas duas primeiras edições, a arte é por conta de Ryan Benjamin, que faz um ótimo trabalho junto com o arte-finalista Saleem Crawford. Na edição #3 pra gente, entram junto com Benjamim e Crawaford na arte e finalização Andre Coelho,que deixou o trabalho meio irregular e ,na minha opinião, mais infantil.Nas outras edições ele sai e arte volta a mesma equipe das primeiras edições.

O grande problema da revista? Furos de roteiro.Coisas não explicadas ou simplesmente abandonadas pelo caminho.Ok, certas coisas a explicação fica implícita, mas em especial as regras de vampirismo dentro da historia deixam muito a desejar.Se você morde alguém ela vira vampiro? Ou só quando ela morde alguém? Vocês vão entender ao ler a revista.

No fim das contas é uma historia revolucionaria obre vampiros? Não, nem é a melhor já feita,e mesmo com seus furos, vale a pena ler por ser romântica sem ser piegas, e de se tratar acima de tudo sobre esperança e mudança, conseguindo enganar as menininhas que esperam ler “mais uma historia de amor com vampiros”. Tem violência, tem romance, tem redenção. Vale a pena ler, pelo menos uma vez.

NOTA:6,0



Twisted Sister arrebenta!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ESPECIAL: Analise dos Filmes da Marvel em 2010

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2010/01/especial-filmes-da-marvel-em-2010.html

[Monitor.jpg]


ARÁAAAAA! por essas vocês não esperavam né?Mas esse DCnauta acima de tudo é fã de hqs e cinema,e vai mostrar pra vocês o que a Marvel,que graças a Joe Quesada se tornou a editora mais escrota do mundo, trará para nozes no quesito Cinema e DVD.Vamos a elas?


Homem de Ferro 2(Abril de 2010)
Após ter negado o convite de Nick Fury (Samuel L Jackson) a se juntar na operação que virá a ser a equipe Os Vingadores,Tony Stark vive sua vida agora com o status de celebridade após ter revelado ao mundo que ele era o Homem de Ferro.Mas o governo e seus inimigos,empresarias e foras-da-lei, tem planos para a tecnologia do traje,que envolve a espiã russa da SHIELD Natasha Romanoff(Scarlett Johansson) e o amigo de Stark,General James Rhodes(Don Cheadle).

O saldo do primeiro filme da Marvel como estudio "independente" foi positivo.Apesar dos filmes da Marvel Studios na minha opinião serem meio presiveis,consegue equilibrar a historia de modo que o povo se empolgasse e o fanboys acalmarem o fogo no rabo.Com Robert Dowey Jr elevado ao status de astro(merecido) e com muita grana em caixa (mas não chegou ao nivel de TDK,RÁ!) a sequencia já era esperada e chega em 2010 como um dos Blockbusters do ano.Até agora parece que vai ser melhor que o primeiro filme e mais profundo,apesar de estar procupado com a previsibilidade dos filmes da Marvel Studios,já que boa parte do plot já consegue ser desmembrado só no bate-boca pela internet...Mas em relação ao elenco,temos Scar-Jo gostosa,Don Cheadle,que é anos luz melhor ator que Terrence Howard, e Mickey Rouke de volta ao auge e se divertindo muito com um vilão que é um mix do Dinamo Escarlate e Chicote Negro,e o melhor de tudo,chega 30 de abril por essas terras,uam semana antes do lançamento nos EUAsis!

Kick Ass(Abril de 2010)
Kick-Ass conta a história do adolescente Dave Lizewski (Aaron Johnson), um fã de revistas em quadrinhos que decide transformar sua obsessão em inspiração, se tornando um super-herói de verdade. Como todo bom super-herói faz, ele escolhe um novo nome (Kick-Ass), veste uma máscara e um uniforme, e parte para combater o crime. Só há um problema em seu caminho: Kick-Ass não tem superpoder algum.
Sua vida muda para sempre quando ele inspira uma subcultura de imitadores, é caçado por violentos personagens, e conhece uma dupla de vigilantes malucos: uma garota de 11 anos empunhando uma espada, chamada Hot Girl (Chloe Moretz); e seu pai, Big Daddy (Nicolas Cage).

Não gosto de Mark Millar.Diferente de Frank Miller,que está gagá,Mark Millar se prostituiu por vontade propria a partir de O Procurado (que é 98% diferente do original,apesar de eu achar que o estilor do escritor no fim das contas predomina) e se tornou em pouco tempo um safado ao nivel Quesada de ambição.Mas Millar tem sorte de ter um ótimo diretor que curte seu trabalho, no caso Matthew Vaughn, e de seus Ultimates serem muito bons.Mas voltando ao filme,desacreditado pelos estudios Roliudianos,bancado pelo proprio bolso do diretor e de investidores, e mega hypado e elogiado pelo seu craidor e pelo publico da Comic Con no ano passado,rapidamente arranjou uma distribuidora (a minha favorita, Lionsgate) e está sendo considerado uma das grandes surpresas do ano.Não li a HQ (mas farei isso),mas o tempo e experiências passadas me dizem pra não acrediatar no hype...Fiquemos de olho.

Planet Hulk(Fevereiro de 2010)
Inspirada no ótimo arco de 2006, antes de Jeph "Toque de Midas " Loeb chegar e cagar com tudo. Hulk é considerado perigoso demais para a Terra, é mandado para o espaço por um grupo secreto de heroes da Marvel chamado OS Iluminatti. Ele desembarca no planeta Sakaar e lá, conhecido pelo nome Cicatriz Verde, vai de escravo a gladiador e, finalmente, a imperador.Participações da Ninhada e do Surfista Prateado.

Fato confirmado.Os desenhos da Marvel em dvd são UMA BOSTA.Não estou falando por ser DCnete(RS),mas os desenhos são ruins que dói.O unico decente que eu vi foi mesmo Hulk Vs.Seguindo o (ótimo) exemplo da WB/DS em adaptar algumas historias boas mais recentes,o arco que demostra com muita liberdade um Hulk porrador pode ser a oportunidade de melhorar de vez a qualidade de seus (podres) desenhos.Lançamento da Lionsgate.

Thor: Tales Of Asgard (Outono gringo de 2010)
Outro lançamento da Lionsgate com personagem da Marvel prepara o terreno para que o povo conheço o futuro blockbuster de 2011,Thor,o Deus do trovão.Ao que parece o filme mostrará a infancia de Thor e Loki no Valhalla,aprontando muita confusão na sessão da tarde e como seus atos na juventude vão formar seu carater e moldar seus destinos nos eons afrente.O first look do mesmo já foi divulgado e você pode ve-lô abaixo:




Iron Man Anime(Abril de 2010)
Dois dos 4 animes que a Marvel fez em parceria com estudios japonês MadHouse con roteiros de Warren Ellis saem esse ano,na tentativa de melhorar a qualidade de seus desenhos (ruins) da Casa das Idéias.Detalhes da historias são desconhecidos ainda,mas sabe-se que abordará sobre as tensas relações armamentistas dos EUA com o Japão.O vilão me parece ser uma versão niponica do Monge de Ferro.O que deve sair um ótimo resultado,a mais de 40 anos os japas são especialistas em desenhar robôs,mechas e porras do tipo...esse eu to empolgado XD

Wolverine Anime(Julho de 2010)
Seguindo a mesma linha do anime do Homem de Ferro,não se sabe muito da historia,apesar de ser mostrado que se passará no Japão, provavelmente baseando-se o arco que Frank Miller escreveu para o personagem.O unico probelma até agora de fato é que você preisa ter uma imaginação muito,mas MUITO fertil pra reconhecer que o personagem principal é o Wolverine.Se evndesse como o Draken,acho que teria uma aceitabilidade maior,apesar de que qualquer coisa feita na atual gestão Quesada não merece se espalhar pelo mundo...Desenho tambem feito pela MadHouse Studios e tambem escrito por Warren Ellis.

Bem,por hoje é só pessoal,comente abaixo sobre o que vocês acham dos filmes!Acompanhe as novidades do Uarevaa (se o povo voltar vivo das férias) durante a semana e o meu blog (quando eu sair do meu "exilio forçado") para mais novidades e vejam tambem a analise que eu fiz dos filmes da DC esse ano!See ya!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

ESPECIAL: Preview de filmes obscuros (ou quase) de 2010

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2010/01/especial-preview-de-filmes-obscuros-ou.html


Mais um novo ano no horizonte,mais um Plantão do Monitor especial,mais estréias chegando nos cinemas!Agora vou falar de alguns filmes que vão sair em 2010,mas sem falar do obvio(IM2,Inception,Alice,Os Mercenários,etc).Meu foco aqui são filmes bacanas (por enquanto) que não estão tendo grande divulgação ou destaque na mídia em geral,mas prometem ser surpresas (ou não) neste ano que chega.

Iron Sky
Em resumo, como posso explicar o filme? Bem, em 1948, os Nazistas foram pra Lua (literalmente),mas em 2018, eles vão voltar, e com sangue nos zóio! Definido pelo diretor como “ Uma historia de conformismo:de quem se conforma,de quem conforma os outros e de quem se recusa a se conformar.” Iron Sky é uma produção européia da qual deve ser acabada até o fim de 2010.Roteiro escrito pela vencedora de 3 Tiptree Award (grande premio do sci-fi europeu),Johanna Sinisalo (Troll: A Love Story). Veja o fantástico trailer aqui.


Hot Tube Time Machine
Filmes com cara de ser completamente idiotas as vezes nos trás idéias geniais.Vejam: um grupo de amigos beberrões e fudidos (qualquer coincidência com a gente é mero detalhe) na asa do 30 anos que vão passar as férias em uma casa nas montanhas,e graças a uma banheira quente viajante do tempo, eles ter a oportunidade de strondar as gatinhas de 1986, já que estão com duas décadas a mais de experiência e conhecimento.Sabe Bill e Ted? Então, imagina a possibilidade de termos um novo clássico do tipo? No elenco estão gente do nível de Chevy Chase e John Cusack! O roteirista explica melhor sobre a historia aqui.




Star Blazers:Encouraçado Espacial Yamato (Patrulha Estrelar)
Esqueça Dragonball Revolution! Na terra do sol nascente a décadas se faz adaptações de mangás e animes em geral,e mais um chegará m 2010,e com surpresas! O clássico Star Blazers ganha versão live action pelo estúdio Toho e tendo Takashi Yamazaki na direção.O filme é estrelado por Takuya Kimura(Herói,Castelo Animado) e terá algumas mudanças em relação ao sexo de personagens coadjuvantes.Se você não se lembra da historia,veja um resumo:
Conta as aventuras da tripulação do encouraçado espacial Yamato, adaptado para viagens espaciais no ano de 2199, a partir do encouraçado japonês Yamato, afundando na segunda guerra mundial. Até então, seus destroços estavam encalhados no fundo do oceano. Foi adaptado para ser a última esperança da Terra na resistência contra os ataques do planeta Gamilon.

Se seu japonês for bom,pode ir ao site oficial .




Trilogia Brutal-Viking-Knight-Heavy Metal Style



Iron Clad
Em 1215, segue o cerco de Rochester Castle, quando o rei John desprezado renegou sua assinatura da Carta Magna e liderou um exército de mercenários para forçar os barões rebeldes da Inglaterra para voltar com o seu regime tirânico.

Apesar do diretor Jonathan English(não confundir com aquele filme do Mr Bean) não ter feito nenhum trabalho expressivo, o elenco é foda,só a nata dos atores ingleses,sente só: Richard Attenborough, Pete Postlethwaite, Derek Jacobi, Charles Dance, Bob Hoskins, Brian Cox, Robert Carlyle, James Purefoy, Jason Fleming e como o temível rei John temos Paul Giamatti, cara do qual tava com saudade de ver nas telas a um bom tempo.Você pode ver cenas do making-of aqui .



Black Death
Um praga ronda toda a Inglaterra medieval.Um jovem monge é acusado de liderar um cavaleiro temível e seu grupo de mercenários para um pântano remoto para caçar um necromante - uma beleza misteriosa capaz de trazer os mortos de volta à vida.

Sean Bean é um dos meu atores favoritos,e como meu espírito Headbenze me guia para coisas épicas (como você perceberá nessa lista) colocarei esse filme aqui. Você tem um ator fodão,elenco enxuto,um diretor com experiência na área (Christopher Smith fez Creep, Severance e Triangle),elementos sobrenaturais e provavelmente zumbis!Mesmo tendo grandes chances de sair direto em dvd, fique de olho e esperemos pra ver se vai prestar ou não.

Centurion

Ambientado durante a invasão romana da Grã-Bretanha em 117 dC. A lendária Nona Legião marcha rumo ao norte sob as ordens para limpar os Picts da face da Terra, apenas para ser dizimado em um ataque da guerrilha devastador. Um grupo de sobreviventes da Nona Legião lutam por suas vidas atrás das linhas inimigas.

Curto Neil Marshall desde que vi pela primeira vez nos excelente Cães de Caça e The Descent. Mesmo passando por uma má fase graças a Doomsday,a chance de se redimir por erros passados está aqui, com o ator em ascensão Michael Fassbender, seguido por Dominic West, a bondgirl Olga Kurylenko, David Morrissey e Noel Clarke .





The Resident
Hammer time! A lendária produtora de filmes de terror está de volta fazendo o que sabe de melhor,assustar e nos deixar tensos com qualidade!O filme conta a historia de uma médica(Swank) que se muda para um cortiço e passa a ser perseguida pelo dono do lugar(Morgan).A medida que a tensão entre eles aumenta, um jogo de gato e rato se inicia.No elenco temos gente do porte de Hilary Swank, Jeffrey Dean Morgan, Lee Pace e Christopher Lee, de volta ao estúdio que o consagrou depois de 34 anos! (O ultimo filme da Hammer com Lee foi To the Devil a Daughter ,de 1976.)




Your Higness
Príncipe arrogante e preguiçoso precisa cumprir uma tarefa para salvar o reino de seu pai e sua noiva capiturada por um vilão.Para ajudá-lo,vem junto seu irmão loser e uma guerreira que chuta bundas.Tem tudo pra ter o clima dos filmes das comedias da era Apatow,mas com um toque de Robin Hood de Mel Brooks.
No elenco Danny McBride, James Franco (que aprendeu a atuar,e é demais fazendo comedia,vide Pineapple Express), Natalie Portman (fazendo a guerreira porradeira) , Zooey Deschanel, Justin Theroux e Toby Jones.


MacGruber
A esquete clássica do SNL ganha vida e elenco caprichados.Depois de as mulher oi morta,Macgruber aposentou,mas terá de voltar ao trabalho porque ele é o melhor no que faz,e o que ele faz é vencer seu arqui-inimigo Dieter Von Cunth (Val Kilmer) .No elenco temos Will Forte, Ryan Phillippe, Kristen Wiig, Val Kilmer, Powers Boothe e Maya Rudolph.




Dead of Night
A primeira adaptação da grande HQ européia (não confundir com Dellamorte Dellamore) Dylan Dog sairá pelas mãos do competente diretor de TMNT e com Brandon Routh,Sam Worthington e Peter Stormare no elenco.

Vamos a historia: Dylan Dog(Brandon Routh) está fudido.Sem emprego,sem mulé, longe da Inglaterra e Marcus(Sam Huntington) como único amigo,ele tenta manter uma vida longe do sobrenatural na já naturalmente mística Nova Orleans.Mas como desgraça pouca é bobagem,seu amigo morre e vira um zumbi,enquanto uma jovem mulher chamada Elizabeth(Anita Briem) pede ajuda em um caso que futuramente eles descobrem que envolvem a velha rixa entre vampiros e lobisomens(todos heteros,como originalmente concebidos),ou seja as chances de merda acontecer são grandes.Dog está num beco sem saída,e sua única opção é voltar a um mundo onde um dia jurou que nunca mais ia pisar.

Não vou me ater em detalhes,só digo que sim,o filme tem potencial de ser muito bom.Pode ser o próximo Hellboy,ou o próximo Constantine (que pode ser bom ou ruim,dependendo se você curtiu o filme).Para uma analise mais profunda minha vá aqui .E se você acha que o filme não tem publico interessado,veja a enquete desse site.Para mais detalhes do filme em si,visite o blog oficial do filme .




Lost Boys: The Thirst
Depois do fiasco em todos os sentido que foi The Tribe,será que ainda resta esperança para os Garotos Perdidos?Com o filme finamente focado nos irmãos Frog(como deveria ter sido desde o começo) e direção do competente Dario Pina (Deaths of Ian Stone) será que teremos ao a altura do primeiro? Em relação a historia,escritora de romances vampirescos a lá Crepúsculo pede ajuda Edgar Frog e equipe,incluindo a volta de Alan Frog,para recuperar seu filho sequestrado por um gangue de vampiros.Cópia ou critica a Crepusculo?Vai continuar com a carnificina hardcore,uma das poucas coisas boas do segundo filme?Alan Frog,que na ótima HQ Reign of Frog(recomendadissima,leiam!) foi mordido e seu destino como meio-vampiro (ou não) será explorado?Ou vão jogar tudo pro alto?Mistério e duvidas estão sobre as cabeças dos fãs (como eu) e por enquanto esperar é a única solução...
Pode até sair em dvd,mas ficar encoxando a gostosa do filme faz tudo valer a pena :'D

PAUL
A equipe genial responsável por Todo Mundo quase morto e Hot fuzz está de volta,homenageando nozes,os nerds! Simon Pegg e Nick Frost, acompanhado do diretor de Superbad, Gregg Mottola.Num Road movie com toques de sci-fi,dois nerds estão indo em direção a Comic Com em San Diego quando encontram no caminho a Área 51,e um alien querendo voltar pra casa. No elenco temos Sigourney Weaver, Jason Bateman, Bill Hader e Seth Rogen fazendo a voz do alien.Saiba mais sobre o filme visitando o blog oficial e a pagina do Youtube.



LEMMY
O Homem.A Lenda.Um dos Metalgods.O homem da verruga nojenta.Gênio.Muitas palavras podem definir Lemmy Killmister, o vocal,baixo e líder do Motorhead,Vamos acompanhar ele em sua casa em Roludí e em turnê pelo mundo,passando por lugares como Rússia e outro burados da Europa. Alem de Lemmy e banda ,temos Dave Grohl, Metallica, Slash, Alice Cooper, Ozzy Osbourne e amigos como o ator e músico Billy Bob Thornton e o lutador Triple H dando depoimentos.Keep your head banging amigos,porque será foda!





Bem meu povo e minha pova,acabou por hoje.Tem mais filmes obscuros para por na lista?Diga quais são eles nos comentários!Veja mais filmes que vão sair em 2010,mas exclusivamente do genero terror,via Madrugada Macabra.Pra mais novidades acompanhe o Uarevaa e meu blog.Até proxima cabron!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Short Reviews: Sherlock Holmes de Guy Richie


Fala ae povo! Acabei de voltar da sessão do qual vi Sherlock Holmes,e o resultado foi menos frustante do que eu esperava!Vamos aos reviews,possiveis spoilers a frente!

-Bem,não li a HQ(acho que nem saiu de fato),mas não se procupem,ainda mantem as melhores qualidades e atributos do personagem e do estilo da historia.Com algumas mudanças "sutis" das quais comentarei mais na frente.

A Inglaterra mostrada é dark,suja,brutal,e por tudo isso linda de se ver na tela.

Mark Strong,mano de longa data do Guy Richie, foi um ótimo vilão.Não muito presente,mas com credibilidade.

Jude Law fez um Watson bem parecido com o opriginal,mas menos bocó,mais porrador e com o defeito moral de ser viciado em jogos.Foi um medico-hooligan bem emocional.

Rachel McAdams,adoro ela.Foi bom como Adler,mas a participação dela efetivamente no filme tem haver um um spoiler do qual contarei mais na frente...

Agora entraremos na ZONA DE SPOILERSSSSSSS! (Jovem Nerd mode off)

Sherlock Holmes por Robert Dowey Jr...como podemos definí-lo?Genial,inventor,estrategista,musico,detevive...Acena dele planejando como vai derrotar o oponente no ringue de luta é fantastica,você percebe que é totalmente roots ao personagem.

Ele possui todas as qualidades e algumas coisas adicionais implementadas por Richie,como o TOC e o fato de ele e Watson terem um semi-relacionamento homossexual.Sim caros amigos,Watson não é, mas lhe afirmo com toda certeza que que a grande polemica desse filme é o fato de Holmes ser semi-assumidamente GAY.

Mácomo Batíma? Lhe explico.Não é algo explicito,fica mais nas entrelinhas,em especial nos gestos e olhares que Holmes e Watson fazem boa parte do filme.Tem a amizade,mas não tem como deixar de nota que poderia sim ter algo a mais por aí.Mas de fato Holmes é mais assexuado,Alder está aí pra provar,mas o lado homo ficou mais evidente que o lado bi.Mas isso atrapalha de fato?Francamente não,pelo menos pra mim.Geral risadas por você saber que ele de fato pode ser gay,mas não atrapalha no geral.
Watson:Você vai me beijar logo ou não?

Sobre Adler,vamos a mais spoilers...

Adler dá a imaginar que trabalha pra BlackWood,mas na verdade ela está ligada a...JAMES MORIATY,o grande vilão do detetive!Ela serve pra manipular os sentimentos de Holmes para que Moriaty possa agir sobre o grande plano de Markood,mas vou parar por aqui.O rosto não é mostrado,e nem indica quem o faz.Mas não é Brad Pitt...Voltando a mulé,ela gosta de Holmes,mas ele está prometido a seu macho eterno Watson,o que impede de eles terem um relacionamento ,apesar pelo mutuo respeito mostrado, em especial por ser uma ladra genial e habilidosa.Mas foda,nops.

No geral não descaracteriza tanto,apesar de algumas mudanças das quais possam incomodar,mas ainda sim é um ótimo filme de ação e merece ser visto.Digamos que tem 70% do personagem original no filme.


NOTA:7.5

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Review de Watchmen Ultimate Edition e Extras do DVD Duplo BR

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2009/12/watchmen-ultimate-edition-e-extras-do.html


Sim! Vocês devem estar me xingando loucamente “má pourra Batíma, outro review de Watchmen por aqui?” E sim,é outro review sobre o filme,mas dessa vez é sobre a versão estendida, com suas gloriosas 3 horas e 35 minutos (por aí).Mas como sou um garoto bonzinho, também comprei para minha coleção o DVD duplo do filme e comentarei sobre os extras com vocês.Então continue a leitura e preparem-se para Vigiar os Vigilantes pela ultima vez no ano!


Anteriormente,na ultima edição...
Bem, se você é fã de quadrinhos, não preciso lhe explicar sobre o que se trata certo? Mas para os leigos,vai aí um resumo de tudo:Edward Blake, O Comediante, é morto em seu apartamento e o vigilante fora da lei Roscharsch vai investigar seu assassinato. Ao percorrer da trama, desvenda-se uma trama muito maior, que pode envolver a maior trapaça da historia da humanidade.Mostrando como seria se os heróis das revistas realmente existissem no mundo real, com sexo, sangue e heroísmo, Watchmen se consagra não só como uma revolução em seu gênero, mas como um marco na literatura.

Bem, e em relação ao filme? O que muitos consideravam infilmavel foi feito, depois de mais de uma década de planejamento, um quase lançamento pela Paramont em 2006, e muitas,muitas idéias ruins, como Walter Kovacs caipira, viagens do tempo sem pé nem cabeça, e heróis anti-terroristas na década atual.
Logo do filme em 2006,com Paul Greengrass na direção

Depois do surpreendente sucesso de 300, Zack Snyder, que já havia “brincado de Deus” fazendo o surpreendentemente ótimo remake de Madrugada dos Mortos, decidiu arriscar sua pele e sua vida mexendo com os fanboys errados assumindo a direção do filme. Jogando todas as idéias anteriores no lixo (er..quase todos,hehe) e fazendo algo que fosse mais igual a HQ e sua idéia original, ele teve total liberdade pra fazer o filme.

Enquanto isso, o aspecto positivo é que as pessoas voltaram a discutir (calorosamente demais) a graphic novel e seus conceitos,enquanto o mimimi de praxe aumentava em proporções gigantescas.Claro, sempre há os fãs mais ardorosos, que mesmo na merda ou no alto do pódio, sempre vão estar ao lado do Snyder, como alguém que conhecemos...

As escolhas de elenco são feitas,fotos divulgadas,e depois o baque: The Squid, ou PussyAlien ou carinhosamente chamado aqui no Brasil de “Alien com cara de Xota” não iria estar no filme,o que indagou a grande duvida no coração de todos sem vida social “Má pourra Batimá,vão gravar tudo e mudar o final?Que merda!”


Enfim,o filme saiu e se você foi no cinema pensando em ver um filme de quase 4 horas contando tudo exatamente como no filme, me desculpe, mas você agiu que nem um IDIOTA. Ou se fez passar por um, já que esqueceu o fator de que alem dos nerds e leitores de HQ em geral, há também o resto do publico pagante, que não necessariamente lê quadrinhos, e que também não curte pensar muito, mas que pode dar a chance disso caso o produto mostrado for interessante (ou não,vide Prepúcio...). Apesar de achar isso idiotice, porque se o filme é bom, o povo vai assistir de qualquer maneira, independente de qual seja sua duração.Mancada da Warner...

O filme em si
A versão lançada no cinema tem 2 horas e 40 minutos,aproximado,e trouxe vários cortes em relação ao que seria lançado anteriormente (que acabou virando o Director’s Cut,a versão com cenas estendidas mas sem Contos do Cargueiro Negro). Bem, foi um resultado mais ou menos satisfatório, me termos de bilheteria, por ter rendido alguma coisa,mas não os 200 milhões esperados dentro dos EUAsis para um filme de faixa etária 18 anos, coisa que a nossa cultura quase não permite mais lançar mais no cinema.E em termos de qualidade? Deixo a seu critério, porque é meio difícil definir, já que alguns endeusaram, outros queriam queimar o “visionário” diretor a fogueira por ter “cagado” o original.Francamente,achei um bom filme,mesmo com os inúmeros cortes que deixariam o filme melhor em vários aspectos, alem de melhorar o jeito de que certas idéias foram mostradas na tela(Coisa da qual a versão estendida corrige muito bem).


A musica ali tem papel muito importante no sentido de fazer funcionar aquelas pequenas coisas implícitas na HQ.Por exemplo:“A linha foi traçada e a maldição começa” quando Kennedy é assassinato pelo Comediante, “seus filhos estão fora do seu controle” quando jovens adolescentes hippies são assassinados pelos soldados do governo,e “vocês não podem criticar o que não entender” na cena de morte as Silhouette.Ou como a musica do Jimi Hendrix,que praticamente narra tudo o que acontece na tela de forma que explode a cabeça de qualquer um de tão legal que é.No geral,tanto o visual,que remete alguns filmes clássicos,quanto a musica,quanto as informações visuais(sobre a trama ou sobre aquele mundo em si) ajudar a ampliar os horizontes do filme da mesma maneira que é feita no original.

E em relação ao elenco?
Vamos por partes, falando sobre os principais e mais importantes personagem para a trama:

Comediante: Quem não acompanhava Supernatural (que nem eu) descobriu um achado com Jeffrey Dean Morgan. Consegue, como na HQ, ser um filho da puta com um sorriso no rosto, mas ser simpático o suficiente para que você não o odeie. De cara você não percebe o quão bom ele é, a dica está nos detalhes, como a cara de “You fucking kidding with me,right?” quando o Coruja diz que não se deve beber durante as reuniões.





Roscharsch:A grande surpresa do filme,de fato foi Jackie Earle Harley.Anteriormente conhecido como ator infantil, sumiu do mapa e voltou em grande estilo em Pecados Íntimos.Com a peruca, alem de semelhança física monstruosa,você tem a interpretação densa, olhar nos olhos dele é ver um psicopata e uma criança traumatizada ao mesmo tempo.Destaque também pro filho do Snyder fazendo o jovem Kovacs,percebe que ele se divertiu pacas arrancando pedaços das pessoas.


Coruja II (Dan Dreiberg): Ele é o Aaron Eckhart de Watchmen. Explico: a atuação de Patrick Wilson foi tão boa ou melhor de qualquer um no filme, mas pelo personagem não ter tanto destaque no hype dos atores de Comediante e Roscharsch. Passou muito bem a idéia de um ex herói com medo de encarar o fato que precisa ser um vigilante pra ser feliz, alem de todo o lado depressivo bem feito, já que em todo momento ele se demonstra broxado com a vida que tem (em certas horas até demais hehe).



Espectral II(Laurie) Alem de bonita, Markin Akeman me surpreendeu pelo fato da atuação dela ter sido enxuta, já que não são muitos atores de comédia que levam certa credibilidade fazendo papéis sérios (Né Adam Sandler ?). Não é uma Merryl Streep,mas faz seu trabalho bem feito, consegue se mostrar forte apesar da opressão a personagem boa parte do tempo.





Ozymandias Todas as polêmicas dessa adaptação o envolvem, desde do que ele faz ao ator em si.Gay demais? Assexuado? Interpretação ruim? Nesse ultimo ponto eu discordo.Acho que foi uma atuação aceitável.Ozzy foi bem mais frio do que o original, e alguns elementos da personalidade do Capitão Metrópole inseridos nele também.Mas acho que deu credibilidade ao cara, e de que ele realmente poderia fazer tudo aquilo.






Doutor Manhatthan Um ator cara de bunda sempre vai fazer atuações cara de bunda em papéis que condizem com isso. Mas o que acontece quando um ator bom faz um papel que aparentemente é um papel cara de bunda? Corre a chance de fazer uma atuação ruim, como foi o caso do Billy Crudup. Achei mediano pra bom,em relação aos outros.



Coruja I (Hollis Mason) Mesmo só aparecendo em pouca cenas, Stephen McHattie matou a pau como o velho Hollis.Nostálgico e brilhante nas horas certas, o General Arkin cover (pra entender,vejam ele em 2012) também está presente em Under The Hood, onde pode explorar melhor as facetas de seu personagem.Ainda falarei mais sobre ele mais a frente.


Espectral I (Sally Jupiter) Nunca gostei de como Sally ficou mais velha na HQ, em termos de personalidade.Nesse ponto Carla Gugino se deu bem em ter transformado ela em uma espécie de diva decadente, se encaixou bem com a atriz e trouxe algo melhor que o original, pelo menos pra mim.E Jesus, vai ser boa assim na PQP...





O Ultimato, ou a versão definitiva
Bem passados alguns meses após o lançamento do Director’s CUT, foi lançado o Box contendo tudo o que foi lançado até agora, mais a versão definitiva (ou seja,se você comprou tudo antes e vai ter que voltar a comprar por causa da versão estendida,se fode aê!).Em Blu Ray, ocorreu um daqueles chats ao vivo do diretor comentando sobre o filme, e interagindo com o publico rico que pode ter o aparelho em casa (cai uma lagrima no meu rosto...) No geral,temos um filme em seu 100% de funcionamento, do qual será muito melhor aproveitado em casa, no conforto do lar.


Sobre Contos do Cargueiro Negro(que está nessa versão do filme),ajuda muito a pensar sobre as situações que ocorrem aí,principalmente se você não foi familiarizado com o material original.Mas pra quem é “leigo” pode haver um pouco de estranheza inicial, mas depois provavelmente vai perceber que isso vai ajudar a pensar melhor na historia em si e fazer elos com a historia principal,se naquele momento especifico o Cargueiro no caso é o Roscharch ou sua sede de justiça,ou o mundo tentando consumir tudo que há pela frente,citando como exemplo.Sobre o curta do Cargueiro eu já falei sobre ele aqui.

Justiça Encapuzada e Capitão Metrópole são descritos aqui como um casal(se vocês prestarem atenção,vão ver que eles sempre andam juntos,em praticamente todas as cenas em que aparecem).Os fãs já sabiam que eles eram os homossexuais,mas no filme é jogada de forma tão rápida que se piscar perdeu.E a frase que Kovacs investigaria as possíveis tendências gays de Adrian Veidt está presente também nessa versão,mas estanho de não estar naquela que foi aos cinemas.Pra você ver que mesmo com faixa etária 18 anos,muitas coisas (desnecessariamente) cortadas por certos preconceitos dos quais acredito que um filme com essa faixa etária pode mostrar(maldito politicamente correto...)

Há muitas cenas e frases pequenas que aumentam de fato a duração do filme,mas algumas das mais importantes envolvem extensões de situações ou de frases ditas.Você terá muitas cenas envolvendo Roscharch, entre elas uma maior versão do que Walter Kovacs fala para seu “psiquiatra” na prisão(apesar de não ter mais cenas mostrando o passado dele,há mais conversa sobre sua filosofia de vida).Vemos Doc Manhatthan ficando puto ao saber que Laurie deu para o Coruja, entre outros.Entre elas destaco a cena que Hollis Mason morre(da qual você poderá ver aqui, porque o Youtube não permite o embed).Dá um aperto no coração ver ele ser morto,ao mesmo tempo admirado de como a cena, junto com a interpretação de McHattie, deixam a cena muito mais impactante.Você vê vida nos olhos dele,e percebe que ele já está morto mesmo segundos antes de bateram na cabeça dele,quando percebe que tudo que acabou de enfrentar era ilusão.Outra morte que deixa qualquer fã com um sentimento triste no peito é a morte dos Bernies.Você realmente curte eles,e é triste morrerem naquele jeito...

No geral,a versão Ultimate, como é chamada na capa, é bem mais completa, e foi feita para compreender o que é o filme de fato, para todos os públicos, independente de você ser um fã hardcore da obra ou um cara normal não-leitor de HQs.Mas é meio que um jogo duplo,se você for uma das pessoas do grande publico, da qual não teve saco e não gostou da versão vista no cinema,como eu vou gostar da versão do diretor?Bem, o conforto de se estar em casa ajuda bastante,junto com o fato de poder tentar entender o filme de forma mais calma.Sobre os que conhecem as HQs, e como foi dito acima foram idiotas demais pensando que veria tudo completo nos cinemas, essa versão é pra vocês.Mais completo,mais longo,com a maioria dos pingos nos Is a mostra.Mas sobre o resultado como produto final, do ponto de vista do fã, falo mais na frente...

Sobre o "novo" final

O Polêmico final do filme.Sim, é diferente.Sim,não há a a presença da Gloriosa Squid(conhecida como Alien Pussy).Funciona?Não funciona?Permanece com o mesmo sentido?Vejamos abaixo detalhadamente como se sucedeu no filme o ataque:

Ozymandias acha que os heróis podem literalmente salvar o mundo.Ridicularizado pelo Comediante,sua tentativa de reunir um novo grupo de vigilantes é fracassada.

Na segunda metade da década de 70, Ozymandias revela sua identidade ao publico,abandonando a vida de herói mascarado,antes que a greve policial e a lei Keene exploda e torne o vigilantismo ilegal.

Começo das Industrias Veidt,se tornando rapidamente uma das maiores companhias do mundo.Adrian Veidt começa a investir capital em subsidiarias,entre elas energética.

Criado a empresa Pirâmide Transnacionais, ele contrata de propósito pessoas ligadas ao Doutor Manhatthan,do qual as secretamente envenena,parte de seu plano de salvação se inicia.Uma investigação psicológica sobre Jon Osterman se inicia.

A parceria entre Adrian e Doutor Manhatthan começa coma criação de uma imensa bateria a partir dos poderes do Doutor,Enquanto ele cuidava de sua parte em Rockfeller, a parte de Adrian era feita no ártico,no recém criado Karnak.

O governo pede a Edward Blake investigar o que acontece em Karnak, e o que ele descobre o abala profundamente.

Adrian mata O Comediante em sua própria casa(e vá a merda isso não é spoiler!)

Roscharch, mais intrometido que Sonia Abrão em desgraça alheia, começa a investigar o assassinato,e contata os poucos heróis remanescentes para ajudá-lo na empreitada.

Devido ao fato de achar que matou a maioria das pessoas que conheceu na vida por radiação, Manhatthan abandona a terra e vai pra Marte.

Walter Kovacs vai preso,mas Coruja e Espectral voltam a ativa e o libertam.

Laurie vai pra marte com Doc Manhatthan,enquanto Roscharch e Coruja descobrem a verdade sobre o plano de Ozzy.

Veidt manda as “bombas manhatthan” para varias cidades do mundo,as mais importantes no caso.


No fim das conta,qual é o saldo final de tudo?O final funciona? Sim funciona.É melhor que a HQ?Não. Por exemplo, não há razão para Bubastis existir.Mas em certos aspectos é mais completo que o fim original,em especial o fato de ter atacado não só em Nova York, mas em várias cidades, as mais importantes do mundo.Deixou de todos terem com pena dos EUA para todos no mundo se fuderem em igual.E no filme eles ainda dependem de energia poluente.Ou seja, a mesma energia que botou boa parte do mundo a pó também foi responsável pela evolução energética do mundo,abolindo os combustíveis fosseis,e a nova subsidiaria das Empresas Veidt reconstruiu NY e provavelmente outras partes do mundo!Ou seja, Veidt não só como fudeu/salvou o mundo, mas também conseguiu um lucro monstro em cima disso!


Sim,o Squid estava no filme!

E em relação ao Doc Manhatthan e sua reação perante a culpa que o mundo pôs nele , levando a culpa pra o bem maior continuar ativo,pelo menos me lembrou um pouco TDK (fazendo uma comparação com o exemplo mais próximo atual).E a reação do resto,já que deu a entender que o mundo ia partir pra revanche? Bem,digamos que eles perceberam o obvio, que com ele ninguém pode, ou uma mobilização mundial fez que impedisse o ‘suicídio coletivo” que seria confrontá-lo. Como diz o Coruja no fim “ enquanto eles acharem que Jon está nos vigiando tudo estará bem”.Uma sensação que ‘deus nos traiu” no fim das contas pode ter sido substituído por outra, que no fim das contas isso foi uma lição de moral.Que ele se cansou de ser o sustento de toa a situação, aquele que impede que o mundo acabe.Algo como “vocês querem ver o circo pegar fogo,então vou fazê-lo queimar!”. No fim das contas fez que a humanidade percebesse que as guerras não iam levar a nada, então uma movimento pacifico por parte nossa seria a melhor solução.No fim das contas,o final é diferente, mas funcional.Menos completo que o original, que também tem suas falhas,mas funcional.

Pontos Negativos

Vou falar rapidamente sobre o que não gostei no filme:

Knoct Tops, a gangue de rua no filme.Alem de parecerem caras bem mais velhos do que a HQ, não tem o senso badernista caótico, pareceu muito infantil.Matam Hollis Mason por um motivo completamente idiota no filme.

O contexto político fica muito nas entrelinhas, isso eu achei ruim.Claro,Richard Nixon está lá para nos lembrar que o mundo está a beira de um colapso, mas acho que devia estar mais equilibrado a forma que foi mostrado na tela.

Nixon ou Burgess Meredith em Batman? Me parecem a mesma coisa, inclusive na atuação...
A reação do Coruja II a morte de Hollis Mason foi muito boa, mas acho que deveriam ter estendido um pouco mais a cena, pra mostrar mais a fundo o que ele sentiu, mostrar como aquela morte é importante pra ele.Veja ela aqui.

Os extras do DVD
Sim!Apesar de eu ter ‘importado” a versão do diretor dos States, eu dou o exemplo e comprei o DVD duplo nacional e agora falo sobre os extras presentes.

O Fenômeno:o Gibi que mudou a historia:
Conta sobre a historia da gênese de Watchmen,de como a graphic novel foi crida e sua importância,seu lançamento,seu contextos, finalizando com um mini making of sobre o filme.Legal da parte de todos falar que no fim das contas é uma HQ do Moore.Não que ele vá se importar,mas só pra constar.



Super Heróis Verdadeiros:Vigilantes Verdadeiros.
Psicopatas, Cidadões se protegendo do mal das cidades grandes.Possíveis loucos.Fanboys que levam a serio demais a HQ.Vemos pessoas que protegem a cidade como se fossem heróis de verdade, mas no nosso mundo.



Tecnologias de um mundo fantástico: Vemos um físico profissional explicando pelo ponto de vista científico todas as coisas fantásticas que acontecem em Watchmen.Mas nas palavras dele:”Eles sempre vão seguir a HQ no fim das contas.Acho que eles preferem deixar irados os milhões de fãs de Watchmen do que os físicos do mundo...”

Watchmen:11 Arquivos em Vídeo:Os vídeo-diarios lançados ao longo do lançamento do filme estão aqui,completos em HD.

My Chemical Romance- Desolation Row: Banda Emo fazendo Bob Dylan e fãs de boa musica ficarem com raiva,MUITA raiva.


Video viral falando sobre uma década com Doc Manhatthan:


Easter Egg: :A Lei Keene e você


No fim,quem Vigiou os Vigilantes?

Visionário?Bem feito? Uma merda?Como raios podemos definir Watchmen a essa altura do campeonato?O saldo final no geral foi positivo ou negativo? Bem, o que falavam que era infilmavel foi feito.Não há como voltar atrás. Do lançamento do teaser trailer até depois um tempo do lançamento do filme a graphic novel ficou no topo durante quase 1 ano.É muita coisa.Provavelmente muitos leitores de hoje em dia não conheciam a historia,isso aí incluindo os poucos fora do mundo nerd que devem ter comprado também.Lider em dowloads ilegais no torrent na época de lançamento.Ou seja, há um publico interessado ,mesmo que de forma fora da lei (RS) em filmes mais maduros do gênero.De certo modo trouxe uma maturidade recorrente a um gênero que só tem a crescer, que é de adaptações de HQs.Trouxe algo diferente do habitual “filme de origem”. Trouxe sexo, violência e uma linguagem bem mais adulta a um gênero ainda considerado por muitos infantil,o que é triste é verdade.

Mas meu ponto de vista? Watchmen, como filme, não pode ser avaliado pela versão que você viu no cinema.Se você acha que o filme é só aquilo, está se enganando desde o começo.De uma chance verão estendida. Porque no fim das contas filmes de HQ não são copias dos mesmo. São ADAPTAÇÕES. No final, se tiver a casca, mas não o contudo,não adianta.E alem diso, sempre teremos a revista original, que nuncavai nos decepcionar...
É tudo mano,mano! Snyder e Moore: Enganando nerds trouxas pelo mundo inteiro ...

Mas o principal fator que atrapalha um pouco o fato de ver o filme como um filme é Allan Moore.Explico: todos nos sabemos que ele não gosta de ver suas obras adaptadas para outras mídias.Se acontecesse coisas como Do Inferno e LXG também ficaria traumatizado, MUITO traumatizado. Mas o ponto é o seguinte: 50% do que ele fala em relação a esse assunto ele está completamente certo,mas 50% do que ele diz é puro exagero.Foi um filme visto pelo fãs e construído em cima do medo.Medo que não fosse bom.Medo que perdesse todo o simbolismos.Medo que cagassem tudo.Que não fosse fiel e ficasse descaracterizado, e que lucrasse com isso.E que tivesse uma sequência.A maioria não o viu como um filme, mas como uma bomba relógio, saca?
O homem mais intelignte do mundo e sua utopia

De certa forma Snyder poderia ter feito um filme de 7 horas,só com slow-motion.Mas não,ele pos cenas de ação rápidas, colocou Contos do Cargueiro Negro(coisa do qual só Paul Greengrass quis fazer, acho,e o resto não), deu um foco completo historia, apesar das mudanças finais.Mas acima de tudo,o grande publico estava preparado para um filme desse estilo,com uma narrativa mais lenta em relação a outros filmes do tipo? O fãs também estavam prontos pra aceitar numa boa que sim, pode haver uma transição de mídia em relação a historia? Se fosse lançado com as mudanças de roteiro das outras versões (principalmente dos primeiros scripts), valeria a pena um provável sucesso, mesmo com uma descaracterização bem maior?
Aqui pra você ó!

No fim das contas posso dizer que o saldo é positivo.Mas não vou colocar uma arma na sua cabeça e pedir que você ame o filme, essa é a minha opinião como fã de HQs e da historia original.Como critico digo que para todos entendam o filme de fato precisa de algo chamado tempo.Não uma, duas semanas,ma talvez leve anos pra entendermos de fato o que aconteceu foi bom ou ruim.Até lá assistam o filme,mas de cabeça limpa, nem esperando o melhor nem o pior. Apenas fique de olho,pois o preço da liberdade é a eterna vigilância...

Nota do filme no cinema:8,0
Nota da versão Ultimate: 9,0
Extras do DVD:8,5