quinta-feira, 31 de março de 2011

Analizando e Esclarecendo a Situação dos Filmes da DC Comics Hoje


Bem, ontem a bomba foi jogada.Você já sabe, já deve ter lido em outros lugares.Jeff Robinov, novo CEO da Warner bros, soltou entre muitas novidades explosivas que o filme da Liga da Justiça vai sair de fato.E será logo, muito logo.2013 especificadamente. Se você não viu passe no Hero Complex e depois siga a leitura abaixo onde esclarecerei alguns pontos sobre o assunto.

Liga da Justiça: Dá tempo de sair? Estão copiando a Marvel?

A grande questão disso tudo é se dará tempo não só para finalizar o roteiro, mas também para filmar e lançar a tampo no verão americano ou no natal de 2013. Vamos voltar no tempo, quando Justice league: Mortal foi cancelado pelo estudio.O ano? Final de 2007, inicio de 2008. Algumas roupas estavam prontas, sets e storyboards também.mas vamos voltar agora ao ano de criação da DC Entertainment, setembro de 2009.Obviamente sabemos que eles tem varios projetos escondidos e sendo trabalhados em segredo, num momento onde Homem de Ferro 2 começa a surgir no horizonte anunciando que uniria seus heróis no filme dos Vingadores. È idiotice que um projeto na escala do filme da Liga da Justiça seria jogado fora de lado tão facilmente, eles podem estar trabalhando em infinitas versões do roteiro e da trama até chegar num ponto certo para isso. Mas o fato de haver um filme da Liga não significa que teria Superman e Batman, afinal a primeira aparição da equipe não tinha eles atacando Starro.Mas com os dois o interesse pelo produto(filme) iria aumentar muito mais,fato.

Mas em uma recente entrevista com Zack Snyder (da qual você pode ver abaixo) Zack Snyder disse que nem seu Superman nem o Batman de Nolan estarão preentes no filme da Liga, gerando uma situação parecida que enterrou Justice League: Mortal.



O que nos levar a pensar o que raios seria a estratégia da Warner em relação a isso.Porque apesar do grande publico também perceber diferença entre os varios atores fazendo Batman e Superman, eles também podem esquecer isso e ficar empolgados pelo fato deles estarem se reunindo na tela. ao mesmo tempo, eles de fato não estão imitando a estratégia da Marvel, afinal estão lançando o filme da super-equipe primeiro e depois lançar o filme solo desses heróis como se fossem spin-offs. Ideia inteligente se for bem feita.

A saida inteligente é botar Batman e Superman numa sequência (se tiver) do filme da Liga, e botar a equipe "Ano Um" nas telas. No caso Aquaman,Mulher Maravilha, Flash, Ajax (O Caçador de Marte) e Lanterna Verde, junto com Shazam! (aka capitão marvel, que seria uma ótima substituição para o Superman)Arqueiro Verde e Canário Negro seria uma equipe forte e funcional, e não interfere no que os "grandes" estão fazendo.

Mas outra possibilidade que pode ser aberta é que Crise nas Infinitas Terras aconteça
no cinema, e que faria muita gente cagar tijolos de emoção.Krona já vai estar presente no Lanterna Verde, e tabém explicaria os motivos de termos varias versões destes heróis no cinema.reunia todos num filme e faria o processo de seleção do que será oficial ou não.

O futuro de outros heróis da DC no cinema está nas mãos de algo que hoje em dia podemos considerar um produto arriscado.Lanterna Verde está com a propaganda atrasada por causa da finalização dos efeitos especias e da conversão em 3D.O proximo trailer terá que ser fanbtástico no minimo para poder demosntrar o poder de fogo do produto. Some isso ao atraso de lançamento em varios paises fora dos EUA, incluindo Brasil, e as chances da pirataria aumentar também são postos na conta. Muita coisa em risco, num filme que hoje em dia está chegando na conta de 200 milhões de custo.

Ou seja, se o filme for sair de fato, precisa que Lanterna Verde faça sucesso, que diretor e elenco sejam anunciados no meio do ano, no minimo, para que as gravações comecem no maximo inicio de 2012.Além do fato de rezar para que achem um lugar com bons impostos e lugares pra gravar, e que nenhum problema mais serio aconteça até lá.

Batman Pós-Nolan: Como é que deve ficar?
Bem, chegamos a uma questão delicada. O Batman de Nolan, assim como o Superman de Richard Donner, deixou o personagem numa situação que as pessoas não conseguem enxergar uma outra visão do personagem sem ser aquela.Então conmcordo de que o personagem precisa ser reinventado o mais rapido possivel após o fim da era Nolan em the Dark Knight Rises.

Ok, reiventar o personagem no cinema seria de fato um reboot, mas diferente do pânico geral de rever a origem do Batman contada, duvido que isso vá acontecer de fato. Com Nolan e memma Thomas na produção deste "quarto" filme, é mais provavel que eles vão continuar contando uma história, mas não tão distante do que foi feito nos filmes com Christian Bale. O mais provavel que siga algo como em Batman: Gotham Knight, que simula o universo do Nolan, mas não é de fato aquele mundo. Além do fato de que assim ele poderia entrar na Liga da Justiça sem comprometer o que foi feito antes, colocar vilões com poderes, e por aí vai.Em resumo: explorar certas areas que o ultrarealismo do Nolan não permitia.

Outros herois da DC na Telona
O filme da Liga provavelmente será a catapulta para os filmes de outros heróis da editora que estão a longo tempo para sair e por motivos diversos esao parados ou em processo de roteirização.No caso The Flash é o que tem mais perto de sair, com roteiro sendo escrito pelos mesmos responsavéis pelo roteiro de Lanterna Verde, e a sequência do filme que vai sir esse ano também está sendo preparada. Mulher Maravilha praticamente sumiu de circulação desde que o projeto com Joss Whedon (atual diretor dos Vingadores), mas com o objetivo de por a personagem de volta ao mainstream inciado com a serie de TV, acredita-se que dessa vez o projeto engrene.As poucas coisas que se sabe sobre Aquaman é que vai demorar pra sair e está sendo feito pela produtora do leonardo DiCaprio.SHAZAM! estava sendo roteirizado por geoff Jonhs e também é outro filme que sumiu, mas a boa noticia é que The Rock (porque Dwayne Johnson é o caralho) ainda quer fazer o papel de Adão Negro.

Bem, espero que isso tenha esclarecido algumas coisas. Inté a proxima!

terça-feira, 29 de março de 2011

CinemaScope: Analizando Zack Snyder

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/03/cinemascope-analizando-zack-snyder.html



Com a chegada de Sucker Punch nos cinemas e A Lenda dos Guardiões em DVD e Blu Ray, o Cinemascope de hoje vai falar sobre Zack Snyder. Pra quem espera só slow motions e ”visionárias” classificações, vai ver muito mais do que isso abaixo.


Bem, antes que comece: sou muito fã do cara, e minha intenção aqui vai alem de falar das cenas de slow motion ou (não) dizer que ele é visionário, uma classificação genérica de Hollywood que virou chacota entre fanboys por causa da adaptação de Watchmen, filme do qual já falei, e muito, anteriormente. Mas numa Hollywood que cada dia é mais complicado vermos criações originais nas telas (apesar de que no fundo amamos ver certas franquias na telona), Snyder se sobressai com obras não só ricas visualmente, mas que em certos pontos em comum mostram o estilo e temas que o diretor gosta de abordar,e faz isso muito bem, obrigado.


Alem do fato de trazer certas historias e gêneros de volta a ativa, não só ajudando a tornar as adaptações em quadrinhos mais adultas mas também como um dos responsáveis pelo BOOM dos zumbis nesta ultima década, tirando até George Romero da aposentadoria. Um diretor que, como a maioria de sua geração, é influenciada não só pelos filmes, mas por toda uma bagagem de cultura pop constantemente crescente, além de uma noção artística forte, mas sem esquecer a historia.

Slow Motioooooooooooooon

Uma das marcas mais reconhecíveis do diretor é o slow motion. Como ele foi durante boa parte da sua carreira um diretor de comercias, então esse é um recurso que funcionava para a Tv. Mas no cinema é que ela teve sua utilização expandida, e em cada filme com um motivo diferente. No 'Madrugada dos Mortos' era para aumentar a tensão em certos momentos, quase nunca usado durante o filme inteiro.

Mas foi em 300 que ele achou um uso exato para a técnica, no caso para deixar viva as cenas pintadas por Frank Miller.


E em certas cenas ele usa para também tornar rítmica e multi-dimensional a própria arte grega em si, já que pinturas em vasos eram utilizados não só para enfeite, mas também para contar historias, qual foi transposto no filme na primeira batalha dos 300 contra os Persas, quando Leônidas derruba vários soldados em closes sem cortes.


Em Watchmen novamente a técnica é utilizada para dar vida a quadros e momentos icônicos da HQ, transpondo em sensações visuais aquilo que os olhos percorrem quando a gente vê as imagens.


Mas só foi em A Lenda dos Guardiões onde a técnica se uniu a idéias do roteiro. Se no caso estamos mostrando a trama do herói, num mundo onde as historias são passadas por via oral e especialmente por imagens, especialmente entre os mais jovens, os momentos em slow motion são usados como aqueles que serão repassados para as futuras gerações (e entre os espectadores) como os momentos marcantes daquela historia, como uma pintura explicando sobre um fato ou acontecimento.



Testemunhas da História

Algo comum nos filmes de Zack Snyder é que a trama não se passa em um momento qualquer, ou em um cenário isolado. Dentro daquele mundo, o que acontece são momentos históricos importantes, e seus personagens, se não fazem parte diretamente dos eventos como modificadores, acompanham tudo como espectadores.

No começo, temos o grupo de sobreviventes de Madrugada dos Mortos tendo como única comunicação com o que acontece fora do shopping via TV, e é a partir dela que eles se informam sobre como matar os zumbis, e os diferentes pontos de vista das pessoas e como isso os influência, do ponto de vista moral, religioso e político. As formas de comunicação são tão importantes que nos extras deste filme temos o vlog de Andy (Bruce Bohne) e num apanhado de um noticiado local para aumentar não só a sensação que aquilo é real, mas de fato explorar aquele mundo e transformar aquilo num documento histórico.



Pulando para Watchmen, numa época onde a propaganda viral aumentou e muito, temos não só amostras jornalísticas daquele mundo dentro e fora do filme, mas também uma noção de como aquela sociedade se comporta, seja com o game 8-bits dos Minuteman, seja com o site oficial das Industrias Veidt, ou do jornal New Frontier. Dentro de Watchmen (como filme), temos duas fontes de noticias: uma mais singela, pelos jornais (em papel ou televisivos) com informações sobre como a guerra anda, além de pequenas informações extras sobre a influências dos heróis naquele mundo, seja na entrevista de Veidt a revistas, ou livro/documentário Under The Hood e na cena de abertura. No caso, a banca de jornal de Bernie faz o papel dentro do filme de mostrar as reações do homem comum dos que os heróis fazem no dia a dia.



Em '300' e 'Lenda dos Guardiões', não temos TVs e jornais, mas livros e especialmente o papel de contadores de historias. Temos em Dilios (David Wenham) a responsabilidade de não só contar a historia para s tropas e o governo, mas também ser a voz de inspiração para que a vitória seja garantida.O bacana na HQ, e que foi bem mostrado bem no filme, é que por ser uma historia narrada para animar as tropas, você nunca sabe de fato o que é real e imaginário no filme, mas no momento que ela é contada e vivida/vista pelos guerreiros/publico, ela se torna real e oficial.



Em 'A Lenda dos Guardiões', por se passar em um mundo medieval (e habitado por corujas) a maioria das historias são contadas de pai para filho,e utilizando muito desenhos e outras imagens visuais para isso. Ezylryb (Geoffrey Rush), que já foi herói de guerra e hoje em dia cuida da biblioteca histórica do mundo e da ordem dom qual pertence, é outro exemplo de personagem comunicador-modificador dentro dos filmes de Snyder.


Sua participação além de mestre e guerreiro, e também ser a prova viva daquela historia, que diferente de '300', quebra a expectativas não só do herói principal mas do publico quanto a veracidade dos fatos e a capacidade dele fazer as coisas descritas. No caso Ezylryb não só um representante daqueles acontecimentos, mas a ultima chama de um movimento com sobrevida, e vê nas novas gerações uma oportunidade de voltar aos tempos de glória.

O(s) caminho(s) do(s) herói(s)

Também uma presença constante nos filmes do cara é a presença do arquétipo de herói, seja ele usando collant ou não. No caso ele explorou varias facetas do que significa ser um herói,e dentro delas é apresentada algo que esses heróis tem que estar preparados: o sacrifício deles, ou dos outros, para um bem maior. No caso, as facetas e sacrifícios são mostrados melhor nos 3 primeiros filmes do diretor, já que A Lenda dos Guardiões mexe mais com os princípios básicos do herói e sua jornada.

No caso de Madrugada dos Mortos e sua mini sociedade forçada, os heróis principais são Ana (Sarah Polley) e Michael (Jake Webber), que dentro da mini-sociedade forçada que vivem, são os que tem a voz de comando ali dentro, entre egoístas, ignorantes e pessoas amedrontadas. Eles no caso são as vozes da razão, que busca fazer que cada um faça o necessário para sobreviver. No caso eles começam a ter um romance, no qual no momento de resgate Michael é mordido para que Ana e os poucos sobreviventes possam chegar até o mar, onde teoricamente a liberdade estaria presente.


No caso, para não se tornar aquilo que se enfrenta, Michael se mata, mas garante a salvação dos outros, assim como CJ (Michael Kelly) , que via na responsabilidade de segurança do Shopping de manter aquilo seguro para dar desculpa de seu próprio isolamento, e depois por questões de sobrevivência, finalmente começa a fazer seu trabalho pra valer, assim como Kenneth (Ving Rhames), o policial egoísta que ao compreender que existem coisas piores que a morte, passa a se tornar a pessoa de confiança do grupo, além de estrategista.



Heróis que se sacrificam ao extremo por um ideal também são apresentados em 300, mas diferente do homem comum que precisa ir além da suas capacidades. Os soldados de Esparta são treinados para fazerem e serem os melhores e morrer em batalha se possível, impedindo assim que o exercito de Xerxes (Rodrigo Santoro) avance as terras gregas e dando tempo até que a rainha Gorgo (Lena Headey) possa convencer seu governo a preparar o exercito e ir a guerra. Gorgo também é uma heroína dentro do filme, já que busca correr atrás daquilo que o governo de Esparta, manipulado por Theron (Dominic West), saia e faça do sacrifico de poucos a força de muitos.



Em Watchmen, baseado numa HQ que já vem com a ideia de desconstrução dos super heróis conhecidos, mostra os extremos e humaniza no os tipos de personagens que a anos nós acompanhamos. No caso do filme é interessante citar Ozymandias (Matthew Goode), onde muito de sua personalidade foi misturada a do Capitão Metropole, onde além, de termos um homem com uma visão futurista para a humanidade, vendo possibilidades de um mundo livre da dependência do petróleo (e de poder controlado) decide começar uma grande estratégia onde usa o praticamente Deus Dr Manhatthan (Billy Crudup) como aquilo que aos olhos do governo ele sempre foi: uma arma. Como o Comediante disse uma vez, foi mostrando o horror da guerra nuclear aos humanos, mesmo ao custo de milhares de vidas, que Adrian Veidt e de certa maneira os super heróis, salvaram a humanidade, evidenciado pela parte quando a conversa entre Adrian e o Doutor acontece no fim do filme “Graças a você eu consegui salvar o mundo” e quando logo após ele fala” Nós conseguimos” a câmera muda de ângulo mostrando todos os heróis presentes, mostrando que no fim das contas o plano do cara se concretizou: os heróis salvaram o mundo .



Em A Lenda dos Guardiões, temos um exemplo de bom trabalho feito com a clássica “jornada do herói”, onde temos Soren (voz de Jim Sturgess), posto em uma situação onde ele é a única esperança do mundo onde vive, e que terá de encontrar os Guardiões de Ga’Hoole para ajudá-lo a enfrentar “os Puros”. Ele vai conhecendo outras aves pelo caminho que o ajudaram a formar sua equipe de batalha e todos com classificações bem definidas dentro dela.


O que o futuro lhe/nos reserva
Bem, nos próximos trabalhos do cara, a maioria desses sem data pra sair e nem todos dirigidos por ele, temos (de acordo com o IMDB):

Army of Dead: filme do qual ele escreveu e produzirá, sobre um pai que quer salvar a filha que está numa Las Vegas dominadas por zumbis, acompanhados de bandidos que querem saquear a grana dos cassinos.

Heavy Metal: Adaptação da revista Cult de ficção cientifica, dirigirá uma das esquetes do filme, junto com gente do gabarito de David Fincher, Gore Verbinski , James Cameron e Riddley Scott.

Cobalt 60: outra adaptação de HQs, dessa vez uma historia underground de vingança e vigilantismo num mundo de mutações. Você pode saber mais sobre ela aqui.

The Illustrated Man: remake do filme de 1969 que junta micro-historias do escritor Ray Bradbury, criador de clássicos como As Crônicas Marcianas e Fahrenheit 451.

The Last Photograph: baseado na trama criado por Zack Snyder, fala sobre dois homens e o fotografo que os resgatou durante o Afeganistão infestado pela guerra.

Illusions-The Adventures of a Reluctant Messiah : baseado no livro de Richard Bach. Usado como metáfora pelo escritor pelo sucesso que fazia,a historia mostra dois homens que se encontram no meio do deserto e começam a discutir e relembrar o que eles fazem de suas vidas e de como as mentiras do mundo servem para nos reconfortar.Ou algo do tipo.

Superman The Man of Steel: Preciso mesmo falar alguma coisa sobre isso? Novo filme do Homem de Aço que tentará trazer o personagem de volta ao mainstream.

Bem, acabei por hoje. Meu review de Sucker Punch deve sair no começo da semana, porque no próximo CinemaScope teremos o clássico filme alemão e pai de toda ficção cientifica no cinema METROPOLIS: Versão Estendida e Restaurada!

terça-feira, 22 de março de 2011

Palavras a 100 p/ hora: Atraso do Lanterna Verde - O Filme


Bem, estou aqui rapidamente desenterrando essa velha coluna (todos minhas velhas colunas voltaram esporadicamente, relaxem [como se tivesse alguem que se importasse com isso XD]) para falar de um assunto que me deixou, muito,MUITO puto. Como vocês estiveram sabendo, o filme do Lanterna Verde vai se atrasar, mudando de sua data de lançamento mundial (17 de julho) para uma mais...ingrata no ponto de vista de todos (19 de agosto). Foi uma decisão errada? OBVIO que foi.

Mas vamos observar umas coisas: Lanterna Verde estreia dia 17 de julho, junto com eles (ou na semana seguinte, sei lá) estreia Carros 2 (sequência do pior filme da Pixar). Ambos em 3D. Na semana seguinte teremos Transformers 3: Pink Floyd Edition (Dark of The Moon, sacaram, sacaram?), também em 3D. E uma ou duas semanas depois teremos ainda o ultimo Harry Potter e Capitão America, todos em 3D!

Agora faça a pergunta: Quantas salas em 3D o Brasil tem? E essas salas atendem a demanda para tantos filmes no formato? Não. Apesar dos cinemas, especialmente do tipo multiplex, se multiplicarem, o numero de salas é ainda pequeno, porém crescente. Mas não o suficiente para atender a avalanche de filmes que chegam no formato, especialmente este ano. Além do fato que a Warner teria seus grandes filmes do meio de ano praticamente colados, no caso a presença de Lanterna Verde poderia atrapalhar Harry Potter (pfff) ou vice-versa (mais provavel), fazendo perder publico e grana.Em agosto, de fato, teriamos uma lançamento mais tranquilo e sem grandes inimigos a se enfrentar.

Mas como falei na Analise dos filmes da DC Comics em 2011, Lanterna Verde é um filme acima de tudo sobre/de riscos. Obviamente por lançar bem depois da data original vai fazer muitos ficarem tentados e baixar o filme na net, mas dependendo como se sair de grana e criticas, isso vai ser bom para que os fãs, o grande publico e os fanboys retardados e reclamões vejam o filme com melhores olhos. Mas também pode dar o efeito contrário. O atraso pode dar mais grana, ou confirmar o filme como fracasso aqui no Brasil.

Scott Pilgrim quase não sai por essas terras nos cinemas (nem deveria, o filme e a HQ são uma bosta) mas houve campanhas dentro e fora dos Estados Unidos para ser exibido nos cinemas. Não acredito que a Warner vá bota-lo direto para dvd, afinal é muita grana envolvida, mais do que em The Losers e Jonah Hex (que foram filme baratos pro padrão Hollywoodiano), ou seja ele vai sair de qualquer maneira. O atraso é pessima pros fçãs que esperam ver ansiosamente o filme, além de nerds chatos ou não em geral , mas quanto será essa fatia do publico de fato? Foram eles que bancaram os 1 bilhão de TDK? Obvio que não, mas com fãs ajudamos a mostrar como este filme(ou personagem) é legal, e o atraso não ajuda na divulgação, tanto pela pirataria quanto por outros fatores.

A decisão foi idiota, mas se parar para analizar tem seus motivos reais, não por causa que o filme poder-ser-ou-não-uma-bosta e coisas do gênero.A sua força de vontade,e a do filme em si, vão assegurar a qualidade, independente da data lançada.Então não fique deprimido. Fique puto com a Warner, mas ultilize esse tempo para mostrar a outras pessoas como esse filme pode ser legal, como aquele universo é fantástico.O filme vai ser bom? Eu não sei, afinal não estreou em lugar algum, mas tudo indica que sim. O novo trailer sai nas proximas semanas, junto com uma penca de coisas.E como diria o grande Blaze Bayley, take a leap of faith!


segunda-feira, 21 de março de 2011

CinemaScope: 800 Balas

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/03/cinemascope-800-balas.html



O Western e o cinema em geral, para alguns, não é apenas diversão, mas sim formadores de carater.E não há nenhum tipo de filme, pelo menos pra mim, que molde mais o carater de alguem como o faroeste. Mas é um tipo de filme que sempre tem que lutar para provar seu valor e fazer a todos relembrarem o quão bons eles podem ser. E o filme espanhol 800 Balas representa isso muito bem.

800 Balas é um filme Espanhol de 2002 dirigido por Álex de la Iglesia (El día de la bestia, The Oxford Murders, La comunidad) que foi gravado nas mesmas locações que varios filmes do tipo foram feitos na decáda de 60 e 70, mas com a diferença que a historia se passa nos dias atuais, mas ainda trata sobre os temas classicos, especialmente sobre honra e amizade. Alem disso, provavelmente é um dos melhores filmes que você ainda não viu.

Vamos a trama:Julián Torralba (Sancho Gracia) é um dublê de filmes antigos em Almeria, Espanha. Ele e vários de seus colegas, que uma vez feita a vida com os Westerns Americanos rodados na Espanha, estão agora reduzidos a fazer shows de dublês para as audiências minúsculas no decadente conjunto edificado para filmes de faroeste chamado Texas Hollywood. Julián luta com memórias obscuras da morte de seu filho, também um dublê, e com o afastamento de sua filha-de-lei Laura (Carmen Maura) e seu neto Carlos(Luis Castro).

Carlos, um jovem rapaz, fica intrigado com a vida de seu falecido pai e foge para se juntar a Julián e seu bando de fracassados. Lá ele é iniciado na vida e envolvido nas confusões destes cowboys- dublês. Mas quando Laura, que é uma executiva poderosa, procura um novo local para uma estância turística, descobre que Carlos juntou-se ao avô, fazendo que seus esforços para comprar o local e humilhar de vez Julián aumentam. Com o local vendido, Julián e os cowboys decidem voltar para lutar a única maneira que sabe, na base do tiro!

O filme aqui não é só um desbravamento por um genêro que eroneamente muitos dizem estar morto, mas também acompanhamos as primeiras descobertas de um menino (no caso Carlos) para virar homem, e passar em frente as historias e tradições aprendidas ali como se fossem reais, como foram de fato para Julián, ou desvendar os fatos por detrás daquilo tudo e finalmente conhecer sobre pessoas importantes sobre sua vida, mesmo que alguns deles ele tinha convivido por muito tempo, como sua mãe Laura e sua avó Rocío(Terele Pávez).

Nos papéis de vilões, temos Scott (Eusebio Poncela) inescrupuloso empresário que vai até a extremos para conseguir o que queer, e não exatamente como vilão, mas algo como anti-herói Cheyenne(Ángel de Andrés López), ex-garçom que quer ser ator profissional e faz o papel de vilão dentro do show de dublês. Não é uma pessoa má, mas sim uma pessoa com interesses de se sair bem nas situações, mesmo tendo de fato um coração bom, e que se torna um personagem essêncial para o fim do filme.

O filme, além de ter ótimas cenas de ação (como todo western deve ter) e comédia com ótimo timing, mas o seu coração, seu nucléo emocional que te faz prender, além de inumeras homenagens aos Westerns e outros filmes feito na Espanha. Muito da proprio estilo de filmagem do western spaghetti foi largamente ultilizado, desde sua abertura, nos angulos das cameras até a trilha sonora que pega muito das musicas de Morricone mas com um toque espanhol, e um leve homenagem ao massacre da Serra eletrica no final, já que os primeiros filmes do diretor foram de terror, gerando aí uma especie de auto-homenagem.

800 balas é sobre manter vivo, seja na lembrança ou na presença fisica, aquilo que uma pessoa foi e tudo que ela construiu, pois mesmo que aquele mundo criado seja falso, as hsitorias e experiências ali vividas são tão reais quanto a pessoa em si, e diferente de um dublê, ele não deve ser escondido ou substituido.

Nota: 9.5

Titulo original: 800 balas
Ano: 2002
Direção:Sancho Gracia, Ángel de Andrés López e Carmen Maura
Com:Álex de la Iglesia
Estúdio: Warner



Obs: Yoima Valdes é uma mulher tão gostosa, mas tão gostosa, que quase não tem fotos mais ousadas dela na Internet. Cornuto.




quinta-feira, 17 de março de 2011

Adeus Michael Gough


Se você é fã de Batman, ou de cinema, ou de coisas nerds em geral, hoje é um dia triste.Perdemos um monumento histórico, um grande ator que certamente fez parte da sua vida ou de certas coisas que você curte.Aos 94 anos, Michael Gough morreu.

Você provavelmente conhece e gosta deste cara por um simples motivo.Durante a decada de 90 ele foi Alfred Pennyworth, mordomo de Bruce Wayne e braço direito de Batman nos filme Batman(1989),Batman O Retorno(1992), Batman Eternamente(1995) e Batman & Robin(1997).



Mas o trabalho do ator com o Homem Morcego não se limita a só isso.Ele fez parte da serie de comercias da OnStar sobre o Batmovel, além de atuar em duas radio-novelas inglesas pela BBC, fazendo o papel de Alfred na adaptação da Queda do Morcego. Coincidentemente, um de seus ultimos trabalhos foi como um vilão do Homem de Aço, o Parasita, no filme All Star Superman.



Fora da area de quadrinhos, ele trabalhou em outros grandes classicos, como Dr. Paul Flammond em Top Secret! Super Confidencial, na serie de TV do Indiana Jones como o escritor e filósofo Leo Tolstoy, em Doctor Who como o vilão The Celestial Toymaker e Councillor Hedin no arco Arc of Infinity, e o futurista Dr. Armstrong no seriado os Vingadores (sem ligação com a equipe da Marvel).



Entre outros trabalhos com o diretor Tim Burton, podemos citar A Noiva Cadaver, Alice no País das Maravilhas e A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça.

Mas o ator também é respeitavel pelos fãs de horror e suspense, especialmente graças aos seus inumeros trabalhos na lendária produtora Hammer.Podemos destacar aqui O Vampiro da Noite, Horrors of the Black Museum, Konga, O Fantasma da Ópera, Black Zoo, Dr. Terror's House of Horrors, Dracula( versão de 1958), The Corpse e Satan's Slave.



Está aqui é uma retrospectiva humilde a este grande ator inglês, o melhor Alfred dos filmes do Batman e um dos meus herois de infância.Boa noite Alfred, sentiremos a sua falta. =(

terça-feira, 15 de março de 2011

CinemaScope: A Reinvenção dos Westerns

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/03/cinemascope-reinvencao-dos-westerns.html


Com a chegada oficial de Rango aos cinemas brasileiros, o CinemaScope vai falar sobre a volta do gênero western ao mainstream, e o que ele está fazendo para que se torne relevante para esses dias.

O Western desde a decáda de 80 e durante os anos 90 sofreu uma dura baixa em sua produção e popularidade, tendo poucos exemplares durante este periodo.De cabeça só me vem a mente Os Imperdoavéis, Rapida e Mortal (do Sam Raimi) e a serie Adventures of Brisco County Jr. (com o rei Bruce Campbell). Mas durante a decada passada os faroestes tem voltado a ativa timidamente, até que na chegada desta decáda você voltou a ver cowboys e tiroteios novamente. Minha intenção aqui é mostrar que desde os anos 90 há um movimento de preparação para a volta do Western, e com a conectividaade que as midias tem hoje em dia permite que esse retorno pudesse chegar de forma natural para a absorção do publico, com filmes do quais certos movimentos já foram utilizados anteriormente e agora voltam com força total pronto para ser explorados em toda sua profundidade.Vamos rever num recaptula aonde de fato esta volta começou e como está a situação hoje, como essas filmes (entre outras coisas) estão fazendo para chegar ao publico.

No Começo, Havia o Cantor
El Mariachi, do diretor Robert Rodriguez, foi o primeiro passo para um rosto mais conteporaneo ao western, fortemente influênciado pelo western spaguetti e pela nova linguagem cinematografica feita por Quentin Tarantino, ao mesmo tempo complementando os trabalhos de Quentin e criando sua própria linguagem.Na sequência A Balada do Pistoleiro a influência dos westerns fica muito mais evidente, e afirma a identidade narrativa do diretor, e a conclusão da trilogia veio com Era Uma Vez No Mexico, que no caso seria a versão do diretor para os Westerns Zapatisas (focados mais na alegoria politica) para aquele mundo, mas as muitas historias interligadas deixa o filme confuso e meio fora de foco de quem seja o personagem principal(se é o Mariachi de Antonio Banderas ou agente do FBI de Johnny Depp) deixa o filme um pouco inferior em comparação aos outros.

Matar é Amor
A volta de Quentin Tarantino com Kill Bill trouxe duas das grandes influências do diretor divido entre dois filmes: filme de kung-fu com Kill Bill Volume 1 e um faroeste modernizado no Volume 2, com um estilo similar ao de Robert Rodriguez, Sam Peckinpah e e Sergio Leone, especialmente.Misturando elementos japoneses e americanos (como o seriado de David Carradine, Kung-Fu), o clima e o estilo de faroeste (amplificado pelo tema da vingança) é bem forte aqui, tanto pelo clima quanto pelo cenário.

A Nova Geração
Hoje em dia podemos dizer que há 3 sub-tipos de faroeste: os refeitos por remake, que mantém o estilo classico, os westerns urbanos e aquilo que chamo de "western misto", por colocar outros gêneros (especialmente ficção ciêntifica) dentro do mundo do faroeste.

Na area de remakes podemos citar 3:10 to Yuma, conhecido por estas terras como os Imndomavéis, com Christian Bale e Russel Crowe, um dos primeiros westerns antigos a serem refeitos,e o mais recente Bravura Indômita, filme esse que pode nos dar a possibilidade de ver uma nova versão do classico de Sam Peckinpah: Pat Garrett & Billy the Kid.




Apesar de tanto Rodriguez quanto Tarantino terem flertado com a idéia, foi os irmãos Coen em Onde os Fracos Não Tem Vez que deu a cara para os Westerns urbanos, passados nos dias reais, seguindo mais ou menos os passos de Meu Nome é Coogan e Traga-me a Cabeça de Alfredo Garcia.O filme hoje em dia é exemplo do novo tipo de western e está gerando seus primeiros "filhos", como a serie de Tv Justified.




Os "westerns mistos" começaram a muito tempo com o filme Westworld - Onde Ninguém Tem Alma, com Yul Brynner, mas atualmente esse tipo de filme tem voltado a ativa, tendo até então seu melhor representante com o western apocaliptico O Livro de Eli. A Europa já está a algum tempo fazendo este tipo de filme, como o cartunesco Les Daltons (focado nos vilões de Lucky Luke) e a adaptação dod quadrinhos de Moebius, Blueberry - Desejo de Vingança (com Vincent Cassel). Este ano teremos mais dois desse tipo de filme: Priest e Cowboys & Aliens. Exemplos em outras midias você pode encontrar no game Red Dead Redemption, especificamente sua versão zumbi Undead Nightmare e The Walking Dead (serie de TV e HQ).




Um outro movimento que é interessante de ser observado são os westerns asiáticos, vindos da China ou Coréia, num movimento que tem de tudo para crescer.O bacana que é eles ultilizam a estrutura do western americano e spaghetti mas se mantém fiéis ao estilo da terra delas, tornando um resultado com forte influência do cinema asiático.Os principais representantes são "The Good,The Bad and The Weird" e Sukiyaki Western Django.




Parte da historia do cinema foi contruida em cima do primeiro gênero genuinamente americano, e como tudo na vida passa por altos e baixas, mas sempre arranja algum jeito de se reinventar e trazer algo novo.A ideia é mater as tradições classicas mas ao mesmo tempo abranger novas areas.Espero que com isso uma nova leva de filmes de faroestes (bons) chegue ns proximos anos.

Na proxima semana: 800 Balas!