segunda-feira, 25 de junho de 2012

Revirando o Baú: Homem - Aranha (2002)


Vamos voltar a 1997, um ano nada feliz pra quem curte quadrinhos e cinema combinados. Os fracassos de 'Batman & Robin' e 'Steel' pareciam que iriam enterrar de vez as adaptações de HQs pelos próximos anos. Só que havia um detalhe que ninguém tinha percebido.1997 também marca o ano de lançamento de 'MIB- Homens de Preto', primeira adaptação de HQ  da Marvel (e anteriormente da Malibu) em anos para um publico mainstream. E fez sucesso, muito sucesso. Vendo uma oportunidade de ouro em mãos, de dominar um mercado que basicamente era dominado pela DC com seus filmes do Batman, a Marvel decidiu investir sutilmente no mercado de filmes. Decidiu sabiamente fazer 'Blade', que mostrou que sim, dá pra levar HQs a sério nos cinemas, e depois (com esforço) finalmente fizeram um filme dos X-Men, e o melhor de tudo, um filme funcional e contemporâneo da equipe. Fez também muito sucesso. Mas eles precisavam de algo que realmente fizesse aquilo durar, de algo que garantisse o espaço das adaptações de HQ (especialmente de sua editora) de forma definitiva e duradoura. Eles precisavam por o maior medalhão na casa. Eles colocaram o Homem Aranha, a melhor decisão possível.


Chamando o diretor de clássicos cults e produtor de sucesso, Sam Raimi, que além de tudo era fã do personagem, a produção do filme avançou décadas de inúmeras versões do roteiro e um-quase lançamento de um filme nas mãos de James Cameron, filme esse que nunca saiu umas gerou uma "sequência" num formato de desenho animado da Fox (a melhor animação feita com o personagem, diga-se de passagem). Mas muito do sucesso da franquia deve-se mesmo a Raimi e a liberdade dada pela Marvel (via o produtor Avi Arad) para que ele tentasse colocar a melhor visão possível do personagem. Ou pelo menos a melhor visão de acordo com Sam.Veremos isso mais adiante.


Vamos a história: o jovem adolescente Peter Parker (Tobey McGuire) vive com seus tios, May (Rosemary Harris) e Bem Parker (Cliff Robertson). É um jovem tímido, extremamente inteligente, mas não tão popular na escola, o que afasta as chaces de se envolver com seu grande amor Mary Jane Watson (Kristen Dunst), que também chama a atenção de seu melhor amigo, Harry Osborn (James Franco). Seu pai, Normam Osborn (Willain Dafoe), é um importante belicista e cientista que tenta por um novo projeto para desenvolver fisicamente melhores soldados. A vida de Peter muda quando uma aranha geneticamente modificada o morde, lhe dando super poderes, como escalar paredes, soltar teias e força física ampliada. Mas aos mesmo tempo, Norman testa sua nova formula, que aumenta sua força mas o leva a loucura. Quando tio Ben, é assassinado, Peter decide usar seus poderes para o bem e passa a agir como o herói Homem Aranha, enquanto o misterioso Duende Verde passa a perseguir e assassinar todos os membros da diretoria da Oscorp...


Pra começar a falar do filme, temos que falar especialmente do tom escolhido por Raimi, e os motivos disso. Sam Raimi leu as HQs originas de Lee e Dikto (e Romita) na infância, e muito de suas escolhas e influências no filme vem disso. A visão de Raimi é uma visão mais básica e até alguns momentos mais inocente do personagem, calcada fortemente no esquema mostrado na 'Jornada do Herói' de Joseph Campbell. Os personagens principais tem uma voz e características próprias, baseadas naquilo feito nos quadrinhos, mas são uma versão mais romantizada disso. É bom para englobar todos os tipos de publico? Sim, mas durante o filme há algumas tentativas de trazer o Homem Aranha das HQs do filme, e simplesmente não encaixa bem com o Aranha do filme.As Vozes dos personagem diferem muito dali. Mas isso torna o filme ruim, ou menos fiel? Não, de maneira alguma, só que explora somente os princípios básicos não só do Homem Aranha mas também a relação de poder e como seu uso pode afetar as pessoas, alicerce básico do universo Marvel.Vale a pena destacar algumas mudanças que ele fez para o bem da realidade do filme, como Peter usando teias naturais e a roupa mais prática do Duende Verde.


Sobre as atuações, dentro do que foi proposto Tobey Maguire foi muito bem, teve personalidade e sem exageros, apesar de certos momentos quererem trazer o Aranha das HQs, o que acaba não se encaixando bem na versão do filme. James Franco é o elo mais fraco do elenco, mas em contraponto o Norman Osborn de Dafoe é sensacional. A edição, a musica e a atuação de Willian ajudam a tornar o personagem realmente macabro, mesmo que a roupa e a máscara do Duende Verde em si seja mais uma roupa de combate/intimidação do que parte da aura macabra do personagem. Kristen Dunst teve certa vantagem de sua MJ não ser tão parecida assim com sua contraparte dos quadrinhos, o que deu a ela certa liberdade, mesmo que no fim ela ainda caia no genérico de donzela em perigo. Mas a interpretação mais assustadoramente fiel do personagem é sem sombra de dúvidas de JK Simmons, como J. Jonah Jameson.


Algo que achei legal do Raimi fazer nessa época é mostrar de maneira sutil um universo Marvel invisível dentro do filme. O projeto que Norman trabalha poderia ser muito bem mais uma das tentativas de recriação do soro do Super-Soldado, e a Quest Aerospace (que é uma empresa real) poderia ser substituído facilmente pelas Industrias Stark ou qualquer um de seus rivais. Também é citado do filme dois futuros vilões do personagem: Curt Connors (o Lagarto) e Eddie Brock (Venom).


No fim, podemos definir Homem Aranha como um marco.Um filme que agradou a maioria do publico e dos fãs das HQs, trazendo algo acessível ao grande publico ao mesmo tempo respeitando a fonte original das histórias, com efeitos especias competentes que deram verossimilhança as ações dos heróis e vilões. Mesmo não mostrando exatamente o universo e personagens das HQs ao todo, foi um ótimo filme em tempos que se achava que Hollywood nunca iria aprender como fazer filmes baseados em quadrinhos com qualidade.

NOTA: 8.0


Próxima semana: Homem Aranha 2!