segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Enciclopédia Histórica Básica do Juiz Dredd


Bem, com o novo filme do Juiz mais casca grossa de Mega City 01 chegando, decidi fazer essa pequena enciclopédia sobre tudo que você deve sobre o personagem. Aonde ele é publicado, por quem foi criado, quem vive em seu mundo, seus principais aliados e inimigos. Então clique abaixo AND BEWARE, CREEPS!

2000AD

Não dá pra falar de Juiz Dredd sem citar a revista icônica 2000AD. Publicada semanalmente na Inglaterra desde 1977, a revista é o principal responsável por revelar inúmeros talentos da terra da rainha, seja roteiristas ou desenhistas. A trifecta responsável por criar o projeto do que iria ser a 2000AD foi formada por Kelvin Gosnell, Pat Mills e John Wagner, todos já com alguma alguma experiencia em quadrinhos, seja editando ou escrevendo histórias. A grande piada em relação a quem coordena a revista é que o alienigena conhecido como Tharg the Mighty é o editor-chefe.Alguns dos principais personagens da revista, além de Dredd e Tharg, são Strontium Dog, Rogue Trooper, Nikolai Dante, Sláine, Dan Dare e Button Man (que será adaptado por Nicolas Widing Refn, de Drive). Anos depois Dredd ganhou uma revista solo, mas ainda é publicado no 2000AD.


Juiz Dredd foi criado for John Wagner (roteiros) e Carlos Eqzerra (arte) e supervisionado pelo editor Pat Millis como uma grande paródia ao cenário político do mundo dos anos 80, e da Inglaterra, especialmente.Uma das inspirações também foi o Frankenstein de Death Race 2000 (o original com David Carradine e Sylvester Stallone, não o remake com Jason Statham), além de Dirty Harry (com Clint Eastwood).

Origem das Mega-Cidades

No ano de 2070 (ou seja , ainda dá tempo), o xenofóbico e psicótico presidente dos EUA Robert L. Booth deu a ordem que iniciou a Terceira Guerra Mundial.Acreditando que seus escudos de defesa iriam proteger a America( fuck yeah!), Booth mandou todas as bombas possíveis ao redor do mundo.Mas quando os outros países mandaram suas bombas em direção aos EUA, o pior aconteceu: as defesas não foram suficientes e transformaram a antiga terra da Liberdade em um deserto de destroços e mortos. as poucas cidades remanescentes viraram as 'Mega- Cidades', megalópolis onde são divididas por Blocos (grandes prédios que servem de moradia compacta a uma grande quantidade de pessoas), e severamente comandadas pelos Juizes, que mantém a lei e a ordem nas cidades assumindo a posição de juiz, juri e executor dos criminosos presentes.


As principais Mega-Cidades são Mega City 01, Texas City, Meg City (Novo México/Mexico), Canadia (Canadá) e Uranium City. Também temos Cal-Hab (Escócia), Euro-City (), Ciudad España (Espanha), Murphyville (Irlanda), East-Meg 01 e 02 (Russia), Zona de Exclusão Mongoliana, Indo City (India), Sino City 01 e 02 (China), Radlands of Ji, The Sydney-Melbourne Conurbation (também conhecida como OZ, na Austrália), New Pacific City (Nova Zelândia), Hondo City (Japão) e Antarctic City. Nas regiões fora do planeta terra, temos Luna City e Puerto Luminae na Lua,Viking City em Marte, na lua Titan em Saturno e uma também o recém descoberto planeta Helia. Todo o resto da América devastada é conhecida como A Terra Amaldiçoada (Cursed Land) onde os mutantes, mendigos e outros tipos de pessoas/criaturas vivem, assim como Under City, ruínas da antiga Nova York que ficam no subterrâneo de mega City 01.

A Guerra Apocaliptica e o Dia de Caos

A população inicial de Mega City 01 era inicialmente de 800 milhões pessoas. Durante o evento conhecido como 'A Guerra dos Blocos', o Sovético Juiz Orlov, de East Meg 01, jogou uma droga na reserva de água da cidade que deixou as populações dos blocos enlouquecidas, fazendo que começasse uma guerra que gerou chacinas entre os moradores e bandidos dos blocos. Dredd e os outros Juizes, enquanto tentavam conter o caos na cidade, nem suspeitavam que aquilo na verdade era parte de um plano maior.Com a cidade indefesa, os Soviéticos lançaram bombas atômicas que reduziram a população de Mega City 01 pela metade, agora somente com 400 milhões sobreviventes.Mas uma equipe de juízes liderados por Dredd, invadem Eat-Meg 01 e literalmente explode a cidade, matando as 500 milhões pessoas que lá vivem.


Mas como diria o Seu Madruga: "a vingança nunca é plena, mata a alma e envenena". Anos depois da Guerra Atômica, especificamente no ano 2133, terroristas soviéticos comandados por Orlov capturam o cientista Elmore Yurges, e o obrigam a transformar seu projeto de vírus em uma arma biológica, do qual ficou conhecida como 'Inseto do Caos'. Junte um ataque terrorista com esse vírus com a fuga dos Dark Judges (do qual falaremos mais a frente) da prisão e pronto, merda acontece: no evento conhecido como "Dia do Caos", a população de Mega City 01 diminui 87%, só restando 50 milhões dos 400 milhões de moradores que a cidade possuía.

"I Am The Law!"

Sabemos que os juízes são a principal linha de defesa para o que restou do mundo não se afunde de vez. Mas como eles tomaram o poder? Após descobrir que o xenófobo e ensandecido presidente dos EUA Booth fraudou a eleição que o colocou no poder, Eustace Fargo (o primeiro Juiz que morreu em 2051) foi ressuscitado após a Terceira Guerra Mundial e secretamente ajudou a consolidar o sistema dos Juízes nas Mega-Cidades. Na verdade a maioria dos juízes, incluindo o próprio Dredd, são clones de Eustace. Apesar de que em sua tumba está escrito que ele nasceu em 2001, na verdade ele nasceu em 1999, e implementou o sistema de Juízes pela primeira vez em 2031, a pedido do presidente para conter a violência crescente que assolava a costa leste dos EUA antes da Terceira Guerra Mundial. Mas após algum tempo depois de sua ressuscitação, a mente de Fargo começou a se degradar, além de perceber a ditadura que os Juízes acabaram implementando. Com seu constante enfraquecimento mental, o corpo de Fargo foi colocado em animação suspensa, mas seu corpo foi roubado e levado a Terra Amaldiçoada, onde virou um ícone de culto. Após ser resgatado por Dredd, acabou falecendo, sendo que suas ultimas palavras foram que todo o sistema dos Juízes estava errado e precisa ser mudado.


Os tipos de Juízes que existem e suas respectivas agências são:

Academia da Lei: para cadetes em treinamento.
Divisão Psi: Juízes com poderes psíquicos (ver Juíza Cassandra Anderson)
SJS (Special Judicial Squad): o poder que procura manter a integridade moral dos Juízes e da força policial. Normalmente, quem é acusado de algum crime dentro da corporação é julgado pelo Conselho Dos Cinco.
Divisão TEK: Ciência e Tecnologia
Space Cops: Juízes das Colonias Espaciais.
PSU (Public Surveillance Unit): Vigilância da população
Defence Division: Ministério da Defesa
Holocast Squad: Agentes preparados para missões suicidas


Joseph Dredd e família

Joseph "Joe" Dredd é um clone do primeiro Juiz, Eustace Fargo, assim como seu irmão Rico Dredd. Com o crescimento acelerado, Dredd "nasceu" aos 5 anos já com uma grande inteligência.Durante a Guerra Apocaliptica, todos os cadetes ganharam uma promoção temporária de Juízes, devido a gravidade da situação. Dredd acabou se saindo como o grande herói do ataque a East-Meg 01, e promovido oficialmente a Juiz de fato. Apesar de ser um dos mais eficazes Juízes em Mega City 01, sua lealdade não é cega, e varias vezes foi contra algumas ações politicas dos Juízes,  além de ser contra as leis anti-mutantes.Ele é o único personagem de quadrinhos que ele envelhece de maneira real, desde a data de sua publicação, tanto que hoje em dia ele tem 73 anos.


Outros membros da família Dredd são:

Rico Dredd: irmão gêmeo de Joe. Se tornou Juiz antes do irmão, mas o poder subiu a sua cabeça e o fez cometar várias infrações, acabando sempre preso. Anos depois, ele é morto por seu irmão, enquanto procurava se vingar dele.

Juiz Rico: Clone de Joe Dredd, assumiu o nome do irmão morto e comanda as áreas de Mega City 01 onde os mutantes vivem. Ele só se chama 'Rico', sem sobrenome.

Vienna: sobrinha de Joe e filha de Rico Dredd, ficou na cadeia por 6 anos por causa de fraudes tecnológicas.Apesar disso, ela e Joe se dão bem.

Alguns aliados de Dredd são:


Juíza Cassandra Anderson: tem uma amizade intensa com Dredd e muitas vezes negada por ambas as partes devido a diferenças de opinião, Juíza Anderson faz parte da divisão Psi e é uma de suas responsáveis.

Walter the Wobot e Maria: empregado da casa e síndica de Dredd, respectivamente

Juiz Beeny: cadete que virou protegido de Dredd.

Galen DeMarco: ex-Juíza e atual detetive particular, tem sentimentos não correspondidos por Dredd.

Judge Hershey: considerado por Dredd uma das melhoras Juízas que existem, e uma das amigas mais antigas de Joe.

Juiz Giant: Dredd atuou com Giant Senior e Junior, duas gerações de Juízes que participaram de varias hsitórias importantes do personagem. Os Giants são descendentes diretos do herói de Harlem Brothers (outra história do 2000AD), chamado John Clay (a.k.a. Giant)

Dark Judges e os vilões de Dredd

Os 'Dark Judges' vierem de uma realidade alternativa onde eles destruíram seus respectivos mundos. Graças aos poderes das psicopatas superpoderosas As Irmãs da Morte (Phobia e Nausea), Juiz Death e seus asseclas viajam pelas dimensões trazendo consigo morte e caos.Para o Juiz Death viver é o crime mais hediondo que há,. Olhar a verdadeira face do Juiz Fear é encarar seus piores medos de frente.O Juiz Fire utiliza o fogo para fazer valer seu senso de justiça distorcido.Com apenas um toque o Juíz Mortis desintegra completamente seu corpo.


Outros vilões de Dredd são:

Angel Gang: Uma gangue de assaltantes redneck que vive na Terra Amaldiçoada e costuma atacar Texas City.Um deles é meio ciborgue, o Mean Machine Angel.

Chopper: famoso grafiteiro que costuma fazer sua logomarca, um smiley, em vários prédios de Mega City -01. Não é um cara mal, é apenas alguém que procura sair do tédio da vida comum.

PJ Maybe: psicopata desde pequeno e extremamente inteligente, o serial killer já deu muito trabalho para Dredd, mas nem todas seus assassinatos preparam o Juiz Dredd para o momento em que ele virou o prefeito de Mega City 01.

Juiz Cal: o líder corrupto do SJS tramou uma falsa acusação de assassinato a Dredd, mantendo-o preso na lua Titan, e matou o Juiz-Chefe Goodman, assumindo seu lugar e mergulhando Mega City 01 num caos. Personagem inspirado no imperador Romano Calígula.

Armon Gill: conhecido como 'The Chief-Judge Man', esse assassino geneticamente melhorado acredita fazer seus serviços a pedido do Juiz-Chefe, sem saber que de fato está sendo manipulado por um Juiz de Rua que levou sua brincadeira a sério demais.

Juiz Grice: anteriormente um respeitado Juiz, Grice planejou um golpe de estado durante uma das poucas eleições democráticas de Mega City 01.Achando que a população iria tirar o sistema de Juízes do poder, Grice rapidamente aplicou um golpe de estado.Após ser derrubado, ficou preso na lua Titan.

Morton Judd: cientista que originalmente criou Dredd. Enlouquecido, criou ses próprios Juízes, chamados Juddas, na tentativa de criar uma nova sociedade completamente controlada a partir de clones da população.

O Juiz Infante: criança que tem um sinal em forma de águia e poderosos poderes psiquicos, Owen Krysler foi visto por um Juiz Psi a beira da morte como a futura salvação de Mega City 01 de um desastre iminente. Mas na verdade o Juiz Infante é mal de espírito, e manipula varias pessoas, incluindo o pessoal da Angel Gang, apara causar mais dor e morte através da galáxia.

Herman 'Fergee' Ferguson: um dos mais famosos moradores de Undercity, já teve vários problemas com a lei e com Dredd, até que ao se sacrificar para matar o Juiz Cal antes que ele matasse toda Mega City-01, se tornou um herói eterno  na história da cidade.

Bem,por hoje acabou.Sexta tem review de Dredd, vejo vocês lá!