sexta-feira, 22 de março de 2013

5 contra 1: Perguntas sobre 'X-Men: Days Of Future Past'



Bom dia aos poucos que acompanham esse blog, estamos de volta com o '5 contra 1' novamente tentando responder as grandes perguntas acerca de assunto dos quais a gente gosta. No caso hoje falaremos do mais ambicioso e potencialmente sensacional próximo filme dos X-men, que adapta o clássico 'Dias de um Futuro Esquecido', o que francamente a sua tradução em português provavelmente terá mais haver com o que o filme mostrará do que seu titulo original (Days Of Future Past). mas dezenas de perguntas ainda estão sem resposta, evamos tentar deixá-las um pouco menos complicadas até os meses quando algo concreto for revelado.

5) Quem (ou quantas pessoas) voltaria(m) do futuro pro passado?
Eu falo isso não somente pela quantidade absurda de gente no elenco, especialmente na parte que compõe o futuro. Claro que, pela escolha obvia, Kitty Pride poderia voltar no tempo, mas tendo os papéis de Omar Sy e Bingbing Fan sobre suspeitas de serem na verdade Bishop e Blink (um é viajante do tempo, e a outra é viajante do tempo E espaço) me faz suspeitar que mais de uma pessoa vá para o passado (até mesmo em diferentes momentos -como especularei mais a frente) para fazer a conexão (ou a desconexão) entre as duas fases da franquia.E só um lembrete pra afirmar essa teoria: no desenho dos anos 90, quem voltava no tempo era Bishop, não Kitty Pride.


4) Existe uma 'Segunda Classe' e a Irmandade dos Mutantes? E se existe, onde estariam?
Algo curioso está na listagem (até agora) de elenco do filme: praticamente não há membros nem dos X-Men (da década de 60/70), nem do Clube do Inferno/Irmandade dos Mutantes.Isso significa que algo aconteceu entre os 11 anos de intervalo entre os dois filmes que fizeram, talvez envolvendo a morte de Kennedy que a tempos tem sido falado pelo diretor de 'First Class' Matthew Vaugh. E caso as duas equipes não existam mais de fato, o que fica são : porque acabar com as equipes e aonde estariam Eric e Charles?


3) O que a mudança temporal significará para a franquia X?
A palavra de ordem agora, depois do imenso sucesso que Vingadores fez, é de criar universos cinematográficos onde você possa explorar ao máximo as capacidades de um personagem/universo.E obvio que a Fox tendo nas mãos o Universo Mutante, que é gigantesco e nos filmes é completamente fechado para outras parcerias (assim como Quarteto Fantástico) ela vai aproveitar tudo aquilo que ela tiver para oferecer. Tirando a possibilidade (infelizmente bem real) de X-men e Quarteto estarem no mesmo universo, DOFP dá corda para não somente seguir a história do instituto Xavier pelos anos 80 numa sequencia (conectando-se com o primeiro filme dos X-men), mas também explorar o que levou ao futuro negro a ser mostrado em DOFP, assim como até um segundo reboot, recomeçando a história  a partir de X-Men 2 e trazendo o pessoal que já morreu anteriormente (Jean Gray e Scott Summers) como o pessoal que foi subaproveitado (Anjo, quem leu a fase do Uncanny X-men quanto Morrison estava sendo o cabeço dos Titulos-X sabe do potencial do cara), além das infinitas possibilidades de spin-offs.


2) Já veremos os efeitos dessa mudança temporal em 'The Wolverine'?
Essa é uma das perguntas já com responda: pelo jeito sim .'The Wolverine' está parecendo o filme mais diferente da franquia até agora, e como o trailer só vai sair semana que vem, fica ainda difícil dizer que tudo que foi prometido pelo diretor vai realmente se cumprir.Além disso, o próprio Mark Millar (responsável pela área de adaptações de HQs da Fox) disse que no filme terá algo falando sobre esse escopo maior que o estúdio planeja para apresentar a tornar real o Universo X cinematográfico, além do rumor de que Famke Janssen voltaria como Jean Grey, mas no caso seria num flashback, numa sequencia de sonho ou voltaria de fato ao mundo dos vivos (e sem a Força Fenix dominando-a) como efeito borboleta do que for acontecer em DOFP?


1) Em qual ponto do passado haverá a mudança temporal?
Bem, quem acompanha os filmes dos personagens sabe que tudo está muito bagunçado em termos cronológicos  e por isso mesmo DOFP está aí para tentar acertar tudo.Em 'X-Men' é dito que Xavier conheceu Eric quando ele tinha 17 anos, e ainda por cima  Charles tem um irmão gêmeo em estado vegetativo que aparece em 'The Last Stand', duas coisas que definitivamente não aconteceram em 'First Class'. Por isso mesmo que, completando sobre o que eu disse no Quinto Lugar, eu acho que haverá mais de uma viagem no tempo, não só pra tentar concertar seja lá o que for acontecer na década de 70, mas também para mudar toda a história das duas linhas temporais, transformando (possivelmente) Bolivar Trask em em afro americano alto em um caucasiano anão, mudando certamente a origem do Wolverine (e apagando de vez aquela aberração que foi o primeiro filme solo dele) e outras decisões que vão certamente afetar aquilo que vai acontecer após 'X-Men 2'. Talvez a possível aparição de Apocalipse tenha haver com essa possibilidade de ter uma viagem para um período mais distante do tempo, já que ele foi o primeiro mutante a existir na face da Terra e talvez seja o grande vilão do filme? Afinal, matar o primeiro ser de toda uma raça não significa que ela vá se extinguir de fato, mas obviamente mudanças grandes vão acontecer...



Acabou por aqui pessoal, vejo vocês na próxima!

sexta-feira, 1 de março de 2013

'The Boy Wonder Returns': Um adeus a Damian Wayne

Publicada originalmente em Batmania Rio. Escrito por Diogo Oliveira


Grant Morrison, como já disse em entrevistas, definiu a sua fase trabalhando com o Batman como Bruce Wayne enfrentando seu pior pesadelo: o caos, o perigo e especialmente a dor devido a morte de seus pais, neste caso representado por duas grandes figuras paternais distorcendo não só o legado dos Wayne, mas também o legado do Batman. E nesse pensamento, um personagem foi criado: Damian, no caso o filho entre Talia e Bruce, gerado durante o clássico 'Filho do Demônio', só que com a diferença de que neste caso o filho nasceu, e no começo, usando uma definição mais educada, era um pé no saco, o ódio era instantâneo. Mas depois nos começamos a adorar o maldito bastardo, a medida que o próprio personagem descobria sua humanidade. A intenção de Morrison desde 'Batman e  Filho', era mesmo matar o garoto, mas o manteve vivo visto o potencial do mesmo. Mas dessa vez, não teve jeito: o spoiler foi jogado na Internet e a própria DC fez uma forte propaganda sobre o destino do personagem.Mas a forte foi importante? fez sentido ou foi só para vender mais revistas? Vejamos isso na analise de 'Batman INC Vol 2 #08', e sim, tem spoilers de coisas ainda não publicadas no Brasil (além do fato que o encapetado Robin morre, obviamente).