sábado, 12 de outubro de 2013

Desvendando os 9 reinos de 'Thor: The Dark World'


Thor: The Dark World', o seguindo filme do "deus nórdico" (entre aspas porque afinal no filme ele é um alien) da Marvel Comics está para chegar e algo que terá destaque no filme são os universos que compõem a Yggdrasil, a conexão entre os Nove Reinos da Mitologia Nórdica (no caso dos filmes, a constelação que une esses planetas), e também algumas histórias recomendadas para saber mais sobre esses mundos. vamos a eles abaixo:

00) Yggdrassil - Conhecia como 'A Árvore da Vida', é a árvore que conecta os Nove Reinos do qual você verá abaixo. Na versão dos filmes, a Yggdrassil é uma constelação ligando os Nove Reinos por meio de um canal cósmico.

01) Alfheim - Localizado no ponto mais alto da Yggdrasil, lá moram os Elfos da Luz e os Elfos do Gelo, em regiões opostas de calor primaveril e bastante frio, respectivamente. Enquanto os Elfos da Luz tem uma pigmentação normal, os Elfos do Gelo, por viverem em condições geladas, tem a cor da pela azul. Aa terceira raça que vive por lá são os Elfos-Gatos, menores em estatura em comparação a um elfo comum e costumam usar gatos como transporte. Odin colocou o Aesir Frey (irmão gêmeo de Frigga) no comando deste reino.

HQ Recomendada: Alpha Flight Vol 1 50 "This Mortal Coil"! - Quando Loki tenta convencer o mutante Northstar de que ele é um Elfo da Luz, afim de praticar seus planos sinistros contra a Tropa Alfa.



02) Asgard - Descrita como um "pedaço de terra sem fim flutuando num Mar espacial", Asgard é a casa de Odin Pai-De-Todos, de Thor e outros personagens importantes da mitologia nórdica da Marvel. Após o Ragnarok, Thor reconstruiu Asgard na terra (especificamente no Texas), e após o ataque das forças de Norman Osborn, a mistura entre a magia asgardiana e a tecnologia de Tony Stark permitiu que Asgardia viesse a vida. Além disso, temos dentro de Asgard:

02.1) 'The Realm Below' - Localizada no subterrâneo de de Asgard, ela é povoada pelos violentos e instáveis  Trolls de Pedra, e pouco se sabe sobre ela pois são poucos que entram e saem vivos de lá.

02.3) Vallhalla - Um grande Hall localizado em Asgard, onde os melhores guerreiros são levados pelas Valquírias (lideradas por Valkyrie) após a morte, onde estarão a serviço de Odin no dia do Ragnarok.

HQ Recomendada: 'Tales of Asgard' Vol 1 #01 - As origens originais de Asgard e Odin, além de mais detalhes da infância de Thor e Loki, além de como o deus do Trovão ganhou seu martelo Mjolnir. Feito pela equipe campeã Stan Lee e Jack Kirby em 1968.


03) Vanaheim - Casa dos Valnir, raça-irmã dos Asgardianos e Deuses de tempos antigos, eles são especialistas em magia, feitiçaria, além de alguns poderem prever o futuro. Frigga, esposa de Odin, é desta raça. Os Valnir e os Aelsir (outra raça irmã dos Asgardianos) batalharam uma sangrenta batalha pelo domínio do Reino.

HQ Recomendada: Conan the Barbarian Vol 1 1 - O interessante é que alguns moradores deste reino tiveram histórias em conjunto com Conan - O Bárbaro, na época que ele começou a ser publicado pela Marvel. No caso, Conan ajudou os Aesir nas batalhas contra os Valnir.


04) Jotunheim - Reino dos Gigantes de Gelo, Gigantes da Tempestade e Gigantes das Montanhas, além de ser o reino-natal de Loki Laufeyson. São os maiores inimigos dos Asgardianos, e durante um milênio foram comandados com mão de ferro por Utgard-Loki (que não tem nenhuma ligação com o Deus da Trapaça) e hoje em dia é comandado por Laufey.

HQ Recomendada: Journey into Mystery #112 "Tales of Asgard: The Coming of Loki!" - Além de ser a primeira aparição dos Gigantes de Gelo, é também a primeira aparição de Laufey e Jotunheim.


05) Midgard - também conhecido como Planeta Terra, é onde nós vivemos e aonde a maioria dos heróis da Marvel vivem e agem, incluindo Thor. A vida em nosso planeta foi criada pela Deusa Ancestral Gaea (conhecida na mitologia grega como Jord), coincidentemente também mãe biológica de Thor, apesar de que ele não sabe disso.

HQ Recomendada: Thor Annual #10 "A Time To Die" - As origens de Gaea são contadas aqui, enquanto Thor tem que salvar sua desconhecida mãe biológica e outros deuses de um Devorador de Deuses.


06) Nidavellir - Reino dos anões, que vivem no subterrâneo nas cavernas de Nidavellir, da qual produzem as armas mais poderosas dos Nove Reinos, como por exemplo a Mjolnir. Reino comandado pelo anão-rei Eitri, especialista no forjamento de armas com o metal Uru.

HQ recomendada: Fear Itself #07 - As habilidades dos anões com o metal Uru são postas a prova quando é a criada a Iron Destroyer, armadura do Homem de Ferro feita para enfrentar A Serpente e Os Dignos!


07) Svartalfheim - Reino dos Elfos Negros, grandes vilões do segundo filme do Thor, conhecidos por sua brutalidade, maldados e tentativas de conquista de outros reinos pela Guerra. Os Elfos Negros são característicos de ter uma cor escura e são vulneráveis ao aço. Antigamente os lideres deste reino eram os irmãos Malekith e  Algrim, este ultimo transformado pelo Beyonder em Kurse.

HQ recomendada: 'The Surtur Saga' - a primeira aparição do Amaldiçoado Malekith foi no arco que aparece em 'Thor' #345 até 'Thor' #353', da qual o Elfo Negro e Loki fazem um pacto para que Sultur invadisse Asgard, e em troca Malekith teria posse da Caixa dos Invernos Antigos.


08) Niffleheim -  É um lugar coberto por nevoa, frio e escuridão, do qual sua área atinge até Hel. Lá reside Ymir, o mais velho e poderoso dos Gigantes de Gelo, do qual trouxe conterrâneos seus para a região.E isso nos leva a:

08.1) Hel - Comandado por Hela, este é o destino final dos mortos dos Nove Reinos, onde eles podem ir para um lugar confortável pelo resto da eternidade ou sofrer na eterna escuridão.

HQ Recomendada: X-Factor Vol 1 212 -  Thor leva o X-Factor até Hela para ver se consegue reaver a vida de seu amigo, Pip The Troll, mas a negociação acaba não tão pacifica como se esperava...


09) Muspelheim - Reino dos Demônios de Fogo, comandado por Surtur, aquele que, de acordo com a profecia, poderia trazer o Ragnarok, que eventualmente acaba acontecendo, fazendo que Asgard pereça junto com seus habitantes.

HQ Recomendada: 'Thor: Disassemble': A saga que mostra o Ragnarok, e Surtur eventualmente comprindo a profecia de destruir Yggdrasil


E é isso. Esperem o Review de 'Thor: The Dark World' em Novembro! Até!