sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

5 contra 1: HQs para ler antes de 'Fantastic Four' (2015)


'Fantastic Four' vai trazer de volta o Quarteto Fantástico, a primeira e suprema família Marvel de volta as telas,. Porém, desde o começo de sua produção, ela sofreu certa... resistência por parte do publico que queria que a equipe entrasse na megalomania do sucedido universo compartilhado (e qualidade muitas vezes duvidosa) da Marvel Studios, da qual já teve quedas de braço entre o estúdio e a Fox para que Reed Richards e companhia "voltassem para casa" e que acabou num sujo boicote com as franquias da qual a Fox possui. As discussões sobre o projeto também aumentam entre o publico nerd graças junto a natureza secreta do projeto, com uma pegada mais séria e focada no sci-fi (que tem sido o segredo do sucesso da Fox com suas adaptações nos últimos anos) contra uma abordagem mais "família", também gerando atrito a um publico que parece que quer ver a mesma coisa sempre só porque a Marvel Studios se fez funcionar assim.

Mas só que algo engraçado aconteceu: o trailer do filme saiu, e calou bocas lindamente.

Não que as discussões sobre o que foi dito acima se cessaram, mas gerou um interesse e confiança maiores e melhores em relação ao projeto. Com a Fox consolidada a qualidade e o sucesso financeiro de seus X-Filmes (com o sensacional 'Days of Future Past' não só sendo o melhor filme da franquia, mas também o que tem a maior bilheteria) agora a Fox pode não somente trazer um filme digno a altura da equipe, mas também seguir e consolidar a tendencia dos últimos anos de trazer adaptações de HQs com uma pegada sci-fi como uma forma mais madura e com mais qualidade em seu storytelling (como por exemplo DOFP, Snowpiecer, Man of Steel, Edge of Tomorrow, e deixando bem claro que não vejo de maneira alguma Guardiões da Galaxia envolvido nesta lista). A lista abaixo vão ser indicações baseados naquilo que sabemos sobre o filme até então, dado por imagens, trailer e entrevistas das pessoas envolvidas na produção, além de ser uma leitura agradável de uma equipe que merece tanto nosso respeito e amor. Confira abaixo as minhas indicações:

5) 'Origin of Doctor Doom!'

Começamos a lista com a origem clássica do maior vilão da Marvel: Doutor Destino! Mas com tantas recriações e refinamentos de sua origem ao longo dos anos, porque decidi escolher logo esta? Motivo simples esse chamado Domachev. O fato dele ser um cara que acessa a internet e se chama nos fóruns de "Doom" gerou um shitstorm do qual muita gente julga o personagem e a interpretação dele no filme sem ao mesmo ter visto (coisa bem típica que nerds fazem, alias). Afinal, é nesta história da qual conhecemos o jovem Victor von Doom chegando a faculdade, e entrando em conflito direto com Reed Richards, assim como o acidente que o deformou e fez seguir o caminho do qual o tornaria o Doutor Destino.

É o momento definitivo em que o homem que se puxa ao limite encara o fato de que ele foi superado exatamente por estar obsessivo com seus objetivos, e a consequente antagonização e até mesmo ciumes surgem daí. Apesar do filme deixar bem claro que as origens vão estar bem calcadas na versão Ultimate, vejo que esta história pode moldar muito bem Domachev: um homem que tem o talento do Reed Richards, mas é sua antítese completa como pessoa, e como ganhar superpoderes afeta a visão de mundo de ambos e como eles podem mudar o mundo com isso.


4) 'This Man... This Monster!'

O Quarteto Fantástico tem em suas raízes todos os elementos que fizeram a Marvel ser revolucionária nos anos 1960, especialmente a maturidade até então da sua maneira de contar histórias, garças a equipe formada por Stan Lee e Jack Kirby. 'This Man... This Monster!' não é só importante por exatamente mostrar uma história extremamente madura para sua época, como também traz a primeira aparição da Zona Negativa, local de importância gigante para os personagens nas HQs e no filme.

Um cientista se aproveita do estado emocional do Coisa, roubando parte de seus poderes e sua identidade. O objetivo disso tudo é para destruir Reed Richards, que na visão dele supostamente utilizou do acidente para ganhar fama e glória. Quando Reed descobre a passagem para a Zona Negativa e leva o falso Coisa junto, a situação se complica, e o cientista descobre que se o Quarteto Fantástico faz o que faz, não é pelo dinheiro e fama, mas sim de usar seus poderes e conhecimento para o bem de todos, e num ato de sacrifico, se mata para poder salvar Reed. Enquanto isso, o instável Coisa volta ao normal, mas quando vai dar as boas noticias a sua namorada Alicia Masters, o homem volta a se tornar monstro, mesmo que para alívio de seus amigos ele ainda esteja vivo.

Algo muito dito pelo diretor Josh Trank e o escritor Simon Kreisberg é que os poderes não vão ser recebidos por eles como uma benção, e a jornada deles no filme é como lidar com esses poderes dentro da nova vida que eles inevitavelmente vão ter, assim como os outros vão querer explorar esses poderes, e em especial quais as responsabilidades eles se vêem em relação aos outros como agora Fantásticos. Para mim, todos esses quesitos estão muito mais do que bem representados nessa história.



3) 'Into The Negative Zone' Saga

Da clássica fase de John Byrne a frente da revista, escolhi este arco por um simples motivo: possibilidades do futuro. A Zona Negativa é um universo em si dentro dos muitos presentes na Marvel, e tem inúmeros locais, maravilhas e perigos a serem explorados e descobertos. Além das aventuras ao mundos, também há encontros com outros viajantes de dimensões (nem todos tão pacíficos quanto o Quarteto Fantástico), as civilizações que conseguem viver ali, os conflitos de poder nestes mundos e trazendo a maior ameaça para possíveis sequencias nos filmes, Anihillus, senhor de toda Zona Negativa, e destruir de tudo que ameaça a sua própria existência.

Além de trazer Byrne cheio de energia, com histórias escritas e desenhadas por ele, o arco mostra que a escolha da Zona Negativa como a nova fronteira a ser explorada pode trazer inúmeros potencias interessantes para o futuro da franquia nos filmes, podendo assim tá mesmo justificar não só crossovers com X-men (já que eles podem muito bem estarem em um universo separado, como sempre devia ser) mas, quem sabe, um dia, até mesmo com a própria Marvel Studios, que pessoalmente não espero que não aconteça tão cedo, mas que mesmo assim teria uma explicação mais lógica de se manter o que foi feito sem fazer novamente um reboot (não é mesmo Homem Aranha)?



2) Ultimate Fantastic Four Vol 1: Fantastic

Os motivos desta história estarem aqui são bem óbvios a todos, já que publicamente é a HQ que serviu de espinha dorsal da construção do filme. Os arquitetos originais do Universo Ultimate, Brian Michael Bendis e Mark Millar, ficaram encarregados de recriar o Quarteto Fantástico, revista do qual foi provavelmente uma das melhores coisas que a Marvel publicou na década passada mas que infelizmente nunca teve o destaque merecido. As histórias eram inteligentes, divertidas e trazia um requintes no roteiro e na arte, esta feita a principio por Brian Hitch, e como manda a tradição, gerou spin-offs como o imensamente popular Marvel Zombies.

O jovem reed Richards consegue que seu projeto de vida finalmente se realize graças a ajuda do exército, e junto com seus amigos Sue & Johnny Storm, Ben Grimm e seu rival/companheiro de trabalho Victor Van Damme (e vocês ainda reclamando do Domachev...) partem para uma experiência que pode levá-los pela primeira vez a outras dimensões via "The N-Zone", mas um acidente faça que eles fiquem com poderes incríveis! Assim como em sua primeira história clássica, o inimigo da vez é o Toupeira e seu exército de monstros mutantes subterrâneos que planejam atacar e destruir a superfície. Detalhe: Harvey Elder, o Toupeira, estará no filme, interpretado por Tim Blake Nelson, que fez Samuel Sterns/O Líder em 'O Incrível Hulk'.


1) Fantastic Four: The First Family

Apesar de 'Ultimate Fantastic Four' ser a base pra nova versão que eles querem fazer no filme, de certo modo tudo que está sendo planejado para este filme já foi feito antes em 'The First Family', escrita por Joe Casey e desenhada por Chris Weston. Uma versão mais realística e científica, a forte presença militar, as desvantagens e traumas de ter ganhado os super poderes, o exército querendo explorar os poderes da equipe de forma bélica, as consequências da exposição publica, a divisão que a equipe deve sofrer ao lidar com seus poderes, assim como a criação de uma nova família... Todos os elementos que o filme criou estão aqui, mesmo que certamente a forma de como eles serão trabalhados seja bem diferentes, porém provavelmente complementares.


E por hoje é só pessoal! Vamos relembrar o incrível trailer do filme abaixo: