segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

5 contra 1: O legado e relevância de 'Man of Steel'


Olá pessoal! Mês que vem chega finalmente 'Batman v Superman: Dawn of Justice' e pra comemorar esse fato vamos voltar aonde de fato tudo começou e explicar brevemente como 3 anos depois de seu lançamento, 'Man of Steel' se tornou um filme de importância gigante não só para o Superman em si, mas como isso afetou os quadrinhos do personagem mas também as adaptações de quadrinhos no geral. Então confira abaixo a lista e prepare-se para a volta do Homem de Aço no Alvorecer da Justiça!


1) Superman de novo relevante

Como comentado anteriormente, Superman estava com um problema: a maioria das pessoas não consegue se conectar com ele. E isso é um problema que estava acontecendo faz anos, por diversos motivos também outrora listados. E o filme trouxe uma solução pra isso, e forçou ainda mais os quadrinhos a chegarem na mesma trajetória. 'Men of Tomorrow', 'Truth', 'Superman Unchained', por exemplo, são consequências diretas do fato que a mudança chegou ao Homem de Aço. Tirar Superman de seu "trono no céu" e dar foco a sua humanidade (e as coisas boas e ruins que ela traz) fez as pessoas entendessem que por trás do herói e do que ele representa, há um ser humano da qual eles podem se relacionar e se identificar. Citando outros exemplos fora do canon, temos obras como 'God's End' e o fan film 'Resignation', que trabalham com as mesmas ideias apresentadas no filme.E se você parar e analisar friamente, as principais obras, sejam literárias ou cinematográficas, de sucesso da ultima década seguem exatamente o padrão de explorar, pela humanidade do personagem, a grandeza dos bons valores. E como todo ser humano, há uma certa complexidade que nos faz interessar de porque ele/ela escolheu esse caminho. Por mais que, a principio, os heróis da DC representem figura que nos aspiram a ser melhores, e por consequência nos faz colocar num pedestal, a maneira de contar histórias nas ultimas décadas mudaram, e essa mudança inevitavelmente chega a todos. A questão aqui é: humanizar o Superman, mostrar que ele pode não só ficar feliz mas também pode ter medos e receios não diminui em nada a força inspiradora que ele de fato é.



2) As pessoas querem consumir Superman (e seu mundo)

Porque você acha que 'Supergirl' existe? Ou futuramente no SyFy, a serie 'Krypton'? Uma dica: não foi por causa de 'Smallville'. Mesmo que economicamente falando não seja o cash-cow que Batman é, o filme fez que as pessoas corressem atrás de mais coisas relacionadas ao Homem de Aço e seu mundo. Suas sagas nas revistas solo ganham mais destaque, há mais histórias dele a venda, temos mais brinquedos e vestimentas do personagem sendo lançadas e consumidas, há a possibilidade de um game solo do Superman vir nos próximos anos, há um crescimento da demanda do publico pelo personagem que tende a crescer ainda mais após a chegada de 'Batman v Superman'. E as séries de TV ajudam também a explorar o universo do personagem e mostrar que ele pode ser tão multifacetado quanto dos outros personagens, e comprava que sim, você pode ter varias versões do Superman e de seu mundo contando diferentes histórias de diferentes maneiras.


3) O molde está quebrado

Eu amo 'All Star Superman' tanto quanto qualquer outra pessoa. Mas porque, por exemplo, ela não é o "norte" das pessoas em relação ao personagem como por exemplo 'The Dark Knight Returns'? Porque 'All Star Superman' é uma grande celebração a toda a história do personagem, mas ela não está ali para ser revolucionária. Como já disse aqui antes, 'Man of Steel' é a quebra do molde, resultado de uma evolução que estava acontecendo desde 2006. Você pode se permitir a explorar mais coisas com o personagem, ir além. Batman só tem a relevância que tem hoje pois foi permitido a ele se pluralizar, e com o Superman a gente viu o contrário acontecer cada vez mais. Mas agora a caixa de Pandora foi aberta, e temos não somente o caminhoneiro Archie Clayton, mas também Val-Zod e Kal-El (o Superman que serve a Darkseid) em 'Earth 2', Calvin Ellis, o Superman negro e presidente dos Estados Unidos, e 'Multiversity', que explora em peso sobre versões alternativas não só do Superman, mas de outros personagens. Perdeu-se o medo de experimentar o novo com o personagem, e apesar de haver resistências a isso de algumas partes, como falei antes, a mudança inevitavelmente chega a todos.


4)  Fez o DCEU se tornar realidade

Se você é daqueles que acreditam que a WB queria que 'Man of Steel' fizesse um bilhão de dólares, parabéns, você está se auto intitulando um idiota. O fato que Superman era uma franquia quebrada a mais de 20 anos, e por mais que importante que ele seja pro estúdio, ele precisava de uma revigorada a passos lentos, mas certos, que nem Batman teve com 'Batman Begins' em 2005. E se temos hoje 'Batman V Superman' e o resto do universo DC se formando nas telas, é porque sim, os 700 milhões de bilheteria, mas a grana ganha em merchandising foi muito bem vista pelos olhos da Warner. Além disso, 'Man of Steel' ajudou a definir o tom daquele universo e o que pode ser feito e explorado com ele, e assim como nas revistas, Superman é o centro da qual as coisas tem que orbitar. E o mais importante: o DCEU não vai ter medo de tomar riscos, o que sim, vai muitas vezes tirar os personagens, e por consequência o publico, fora da zona de conforto, e o gênero só tem a ganhar com isso.


5) O filme continua mais do que nunca relevante

Quando algo é ruim, ele não é comentado, não se dá destaque a ele, e naturalmente acaba sendo deixado de lado ou até totalmente esquecido. Isso também ocorre com algo que em algum momento é popular, mas depois desaparece, e praticamente não se volta a falar dele. Porque não ficamos semanas falando sobre a politica de 'Age of Ultron' ou seja lá quem for o pai de Peter Quill em GOTG? Mas mesmo assim, semana sim, semana não, temos textos que falam, pro bem ou pro mal, sobre 'Man of Steel'. Ora, até esse texto é uma das provas disso. Por ter tido a coragem de evoluir o personagem e levá-lo a outros lugares, ele é questionado, muita vezes por um prisma de "minha visão tem que ser a correta", prendendo a visão de que o personagem tem que ser singular, que não pode, ou pior, não se deve, tomar outros caminhos para chegar no mesmo ponto. Além disso, teve uma óbvia reação pelos rivais, ao tentar supostamente "concertar os erros" do filme em 'Age of Ultron' acabou com um resultado risível que demonstra não somente não foi entendido o ponto criticado em 'Man of Steel', mas não trouxe um resultado crível e solido a tela na sua tentativa. 'Man of Steel' trouxe a critica e a realidade cimentadas pelo Batman de Christopher Nolan, e ao abraçar o lado sci-fi do personagem, utilizou a mesma como veículo de escape pra essa mesma crítica e sendo de realidade estarem presentes.



E isso abre o leque para que o mundo e os personagem que habitam nele, por mais fantástico que sejam, no final tenham algo a dizer e a falar sobre o mundo que vivemos. E espera-se que o choque (e a agradável surpresa) que, depois de um tempo realmente longo a gente veja uma história que abrace as raízes sci-fi do personagem com tanta força, e ao mesmo tempo não abandonando  o sentimento de "comic strip", utilizando-o exatamente para fins de espetáculo.E pra validar isso como o gênero, e combater o preconceito que ele ainda sofre, é de extrema importância. Num momento que o "norte" das  adaptações de quadrinhos acaba sendo algo mais enlatado, de consumo rápido e relevância zero, é importante você trazer riqueza e significado não só para um personagem, mas para todo um universo. E especialmente, trazer pluralidade ao gênero nos cinemas. O que vai manter a chama viva não é somente quantidade, mas qualidade e inovação, e isso com certeza já estamos vendo que 'Man of Steel' e o DCEU estão trazendo. E pelo fato que cada ano que passa há menos gente reclamando (mas ainda sim, reclamando, pois nada é unanime) demonstra que sim, está tendo uma mudança de pensamento sobre a obra. E ao passar dos anos, pelo fato de ainda estar falando sobre ela e sua importância, demonstra a sua importância por si só.

Por hoje é só! Fiquem de olho para mais novidades sobre 'Batman V Superman' (ou não) no futuro até o lançamento do filme. Leia meu review de MOS aqui e meu extenso editorial sobre a importância do filme aqui.